Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 4 de agosto de 2012

Alga cultivada no Havaí é mais um superalimento que chega ao mercado brasileiro

Além de aumentar a imunidade, alga previne doenças cardíacas, oculares e cerebrais

Chega ao mercado nacional de alimentos saudáveis, a Spirulina Pacifica Havaiana, uma alga de rico valor nutricional, cultivada em Kona, no Havaí. Sua produção é isenta de pesticidas, herbicidas e poluentes industriais, feita em tanques abastecidos com água potável, extraída dos aquíferos havaianos, e água pura retirada do oceano profundo, que apresenta oligoelementos.

— A Spirulina reforça a saúde cardiovascular, ocular e cerebral. Seus ativos também fortalecem o sistema imunológico — garante a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde, especializada em alimentos orgânicos.

Um dos nutrientes encontrados na Spirulina é a proteína, importante na construção e reparo de tecidos, que aumenta a resistência do organismo, pois é utilizada como substrato pelo sistema imune.

A saúde dos olhos é fortalecida pela vitamina A, pelos carotenóides e pela zeaxantina, que reduzem o risco de doenças oftalmológicas, como a catarata e a degeneração macular. A vitamina A e os carotenóides também têm ação antioxidante, que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Outro elemento importante presente na alga havaiana é a vitamina K, que atua na coagulação sanguínea e para saúde cardiovascular, pois evita o enrijecimento do endotélio vascular.

Sensação de bem-estar
Vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) também fazem parte da composição da Spirulina, o que faz com que o superalimento seja capaz de combater a fadiga e o cansaço físico. Isso porque elas atuam em reações químicas que fornecem energia ao organismo. A vitamina B6, associada ao triptofano, também encontrado na Spirulina, melhora a produção de serotonina, minimizando os sintomas da depressão e aumentando a sensação de bem-estar.

O ferro, mineral presente nesta alga, também está relacionado ao processo de produção e do neurotransmissor serotonina, relacionado à sensação de bem-estar. O ferro atua ainda no transporte de oxigênio através da hemoglobina e é necessário para função imune do organismo.

Os pigmentos da alga também são importantes para a saúde. A clorofila, pigmento de coloração verde, tem ação antioxidante e auxilia na eliminação das toxinas do organismo. A ficocianina, pigmento azulado, é antioxidante e atua retardando o envelhecimento precoce.

A Spirulina auxilia ainda no processo de emagrecimento por ser rica em fibras, que promovem saciedade, reduzindo o apetite, e melhorando o funcionamento intestinal.

Valor nutricional
Cada porção de Spirulina (3g) fornece, aproximadamente, os mesmos nutrientes de cinco porções de frutas e legumes, e ainda:

— 3.900% mais betacaroteno do que a cenoura;

— 2.300% mais ferro do que o espinafre;

— 300% mais cálcio do que o leite;

— 375% mais proteínas do que o tofu;

— 31 vezes mais antioxidantes do que o mirtilo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário