Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 4 de agosto de 2012

Pimenta-de-macaco tem potencial para tratamento odontológico antifúngico

Estudo investiga a potencialidade da atividade antifúngica do extrato de pimenta-de-macaco sobre um tipo de infecção hospitalar

A pimenta-de-macaco pode atuar no tratamento odontológico antifúngico. Estudo realizado em Manaus (AM) investiga a potencialidade da atividade antifúngica do extrato de pimenta-de-macaco (Piper aduncum) sobre Candida albicans. Segundo a pesquisa preliminar, o gênero Candida albicans é responsável por cerca de 80% das infecções fúngicas em ambientes hospitalares.

" Estas infecções se mostram tão importantes pela frequência com que colonizam e infectam hospedeiros humanos" , explicou a bolsista da pesquisa, a estudante de odontologia Karen Tavares, Universidade Nilton Lins. O trabalho de Karen recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Tavares disse ainda que micro-organismos como Candida albicans são frequentemente designados como patógenos oportunistas, que comumente são isolados na cavidade bucal, intestino e vagina, estando associados a infecções sistêmicas e superficiais. " Na odontologia, observa-se a prevalência do microorganismo em portadores de HIV, pacientes com baixa imunidade e pessoas que utilizam próteses dentárias por conta da higienização" , disse.

A estudante informou que a pimenta-de-macaco é uma das espécies de planta mais populares da Amazônia. " Neste estudo foram realizadas investigações, para determinar a atividade antifúngica desta espécie vegetal" , destacou.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário