Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 2 de dezembro de 2012

Aparelhos de pressão da rede estadual de saúde da BA vão passar por avaliação

Objetivo é medir qualidade e evitar diagnósticos equivocados. O trabalho será iniciado na próxima segunda-feira
 
A partir de uma parceria firmada entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), todos os tensiômetros (aparelho de pressão) usados nas unidades da rede estadual de saúde serão avaliados. O objetivo é garantir a qualidade dos equipamentos e, consequentemente, evitar diagnósticos equivocados.
 
O trabalho será iniciado na próxima segunda-feira (3), no Almoxarifado Central da Sesab (Alcen). Inicialmente, os técnicos do Ibametro vão avaliar os tensiômetros novos, estocados no almoxarifado. Estes aparelhos vão substituir os que estão em uso nas unidades, que por sua vez serão recolhidos para também serem verificados.
 
A manutenção adequada dos tensiômetros, segundo o diretor de Regulação de Mercado do Ibametro, Edson Sales, garante seu bom funcionamento. "Do contrário, torna-se arriscado utilizá-los para fazer o diagnóstico do paciente, já que o resultado da medição provavelmente não refletirá a realidade," revela.
 
O diretor Tecnologia da Sesab, Handerson Leite, explica que existem estudos demonstrando que o diagnóstico errado de pessoas com pressão normal (normotensas) como hipertensas, custa para o sistema de saúde cerca de U$ 50,00 entre a realização de exames complementares e o consumo de medicamentos.
 
Nas situações em que o diagnóstico de hipertensos é feito erroneamente, como normotensos, o problema é ainda mais grave, e tornando-se impossível avaliar os custos para o sistema de saúde, pois a hipertensão arterial é patologia prevalente para casos de infarto, acidente vascular encefálico, insuficiência renal crônica, dentre outras.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário