Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 2 de dezembro de 2012

Caso Cachoeira: estresse causa o envelhecimento precoce

No caso de Cachoeira, a geriatra explica que o quadro é
resultado da depressão e taquicardia supraventricular
Especialista afirma que tratamento de doenças crônicas e boa alimentação retardam o quadro
 
No último domingo (25) Carlos Augusto Ramos de Almeida, o contraventor Carlinhos Cachoeira, foi internado com diarreia e transtorno de conduta (alteração de personalidade e comportamento). Além disso, os médicos também diagnosticaram um quadro de envelhecimento precoce. A geriatra Dra. Ana Lúcia de Sousa Vilela, da SBG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), explica que o estresse é a principal causa dessa condição.
 
— Quando a pessoa está muito estressada, ela aumenta a produção de um hormônio chamado adrenalina, que em grandes quantidades pode causar problemas no cérebro, coração, estômago e artérias. Além disso, a adrenalina aumenta o número de plaquetas no sangue podendo desencadear um quadro de trombose.
 
A presença de doenças crônicas — artrose, problemas cardíacos, atrofia cerebral, osteoporose — também contribui para acelerar o envelhecimento. No caso de Cachoeira, a geriatra explica que o quadro é resultado da depressão e taquicardia supraventricular (distúrbio do ritmo cardíaco).
 
— Alguns sintomas como cansaço, falta de raciocínio, perda da concentração e memória são comuns no envelhecimento e na depressão.
 
A médica também destaca que os péssimos hábitos de vida, como sedentarismo, excesso de álcool e cigarro, poucas horas de sono e má alimentação, são fatores de risco para o envelhecimento precoce.
 
Reversão do quadro
De acordo com a geriatra, a adoção de hábitos saudáveis é o segredo para prevenir o envelhecimento. Controlar o estresse, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma boa alimentação, evitar o consumo de álcool e cigarro e dormir de seis a oito horas por noite são atitudes fundamentais para viver com qualidade.
 
— Além disso, a pessoa que tem doença crônica deve seguir o tratamento prescrito pelo médico. Isso também ajuda a retardar o envelhecimento precoce.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário