Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 2 de dezembro de 2012

Alimentos responsáveis pela perda de cálcio no organismo

O tabaco também favorece a perda de cálcio e eleva
 o risco de fratura óssea.
Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, a carência de cálcio pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo, osteoporose, entre outros distúrbios.
 
Para se proteger contra eles, é importante uma dieta adequada, evitando o excesso dos maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor.
 
O sal, por exemplo, aumenta significativamente a perda de cálcio na urina. Ter a quantidade de sal diária reduzida a uma ou duas gramas pode ser uma boa alternativa para reter o cálcio no organismo.
 
Já o excesso de cafeína provoca a libertação de cálcio nos músculos, aumentando a contração muscular e a acumulação de cálcio, inibindo a sua recaptação para o sangue.
 
O tabaco também favorece a perda de cálcio e eleva o risco de fratura óssea.
 
A nicotina compete com o organismo na absorção deste mineral, pois inibe a produção de osteoblastos, que são responsáveis pela síntese de componentes orgânicos na matriz óssea.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário