Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Células nervosas interferem nas funções cardiovasculares

Cientistas do Instituto Karolinska, Suécia, identificaram um grupo previamente desconhecido de células nervosas no cérebro que regulam as funções cardiovasculares, como por exemplo o ritmo cardíaco e a pressão arterial.
 
A descoberta, que foi publicada no Journal of Clinical Investigation, pode melhorar significativamente o tratamento de doenças cardiovasculares em humanos a longo prazo.
 
Utilizando camundongos, Jens Mittag juntamente com outros pesquisadores conseguiu identificar novos neurônios. Estas células nervosas se desenvolvem no cérebro, com o auxílio do hormônio da tiroide, que é produzido na glândula de mesmo nome.
 
Os pacientes nos quais a função da glândula tireoide é perturbada e que, portanto, produzem muito hormônio ou pouco, portanto, têm mais risco de desenvolver problemas com essas células nervosas, o que tem um efeito sobre o funcionamento do coração, que leva à doença cardiovascular.
 
Já se sabe que pacientes com hipertireoidismo ou hipotireoidismo não tratados costumam desenvolver problemas cardíacos, sendo que pesquisas anteriores mostraram que esta associação era resultados do hormônio que afeta diretamente o coração. O novo estudo, demonstra que o hormônio da tireoide também afetam o coração indiretamente, através dos neurônios recém-descobertos.
 
“Esta descoberta abre a possibilidade de uma forma completamente nova de combater as doenças cardiovasculares. Se aprendermos como controlar esses neurônios, seremos capazes de tratar de certos problemas cardiovasculares como a hipertensão através do cérebro a longo prazo”, aponta Mittag.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário