Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de fevereiro de 2013

A resistência ao fio dental

fio dental1 208x300 A resistência ao fio dentalApesar de não ser novidade, o uso do fio dental sofre resistência de uso pela maioria dos brasileiros. “O uso de mais esta ferramenta de higiene bucal é deixada de lado, muitas vezes, por falta de informação e preguiça. Mas, a partir do momento que há uma compreensão melhor da função e do porquê do uso do fio dental, essas pessoas ficam muito mais aptas a tornar isso um hábito.
 
Infelizmente essa ferramenta de higiene dos dentes não é transmitida pela maioria dos pais aos filhos, mas com educação e consciência da importância da perfeita limpeza bucal, isso poderá sim, ser passado às próximas gerações.”, alerta Dra. Maristela Lobo.
 
A importância do fio dental é a mesma da escova de dentes, a única diferença é que o fio ou fita dental vai escovar onde o acesso das cerdas é impossível. “Podemos visualizar como exemplo um indivíduo que vai a uma churrascaria: ele usa o fio dental apenas para remover os resíduos de alimentos que estão indcomodando, naquele momento, entre alguns dentes. Esse é o retrato da cultura do uso do fio dental. Precisamos mudar esse conceito e incorporar a fio dental na prática diária de higiene oral, usando-o da maneira correta”, exemplifica a especialista.
 
Segundo a Dra. Maristela Lobo, o fio ou fita dental pode ser utilizado antes ou depois da escovação, porém, deve ser posicionado a partir do sulco gengival (um espaço de aproximadamente dois milímetros entre a gengiva e os dentes). O indivíduo deverá abraçar o dente com o fio e friccioná-lo trazendo-o de volta até a borda cortante do dente. Isso poderá ocasionar um pequeno sangramento nas primeiras vezes do uso, mas caso persista o dentista deve ser consultado pois poderá ser uma inflamação gengival (gengivite) ou até mesmo perda óssea ao redor dos dentes (periodontite).
 
Para ser eficiente, o fio dental deve ser utilizado uma vez por dia, preferencialmente à noite antes de dormir. “Cada indivíduo demanda um tipo diferente de fio dental, ou seja, para as pessoas que tem os dentes muito próximos, o que dificulta a passagem do fio, devem ser escolhidos os fios plásticos, feitos de teflon ou de nylon, que escorregam com mais facilidade e não desfiam. Já para os que não têm esse tipo de problema, os fios encerados, feitos de tecido, são uma ótima opção.”, alerta Lobo.

Definitivamente, para manter uma boca mais saudável, o uso do fio dental é imprescindível.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário