Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Criança pode ter reumatismo?

Normalmente, a maioria das pessoas pensa que as doenças reumáticas atingem apenas adultos e idosos. Mas, este é um grande engano, pois uma grande variedade de reumatismos pode afetar as crianças, causando dor, desgaste de cartilagens e o enrijecimento das articulações.
 
Segundo o reumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Carmo de Freitas, se estes problemas não forem diagnosticados e tratados em tempo, podem causar danos permanentes, comprometendo o futuro dos pequenos.
 
As doenças reumáticas mais comuns na infância são: artrite crônica da infância, lúpus eritematoso sistêmico, dermatopolimiosite e espondiloartropatias, que são doenças de caráter crônico, provocadas por distúrbios no sistema de defesa do organismo, ou sistema auto-imune.
 
De acordo com o médico, alguns dos problemas mais comuns no desenvolvimento das crianças são as famosas “dores do crescimento”, que podem ser causadas por defeitos ortopédicos e de má postura. “A correção da má-postura e o estímulo às práticas esportivas têm papel fundamental na prevenção destes problemas, de origem músculo-esqueléticas, e que se não forem corrigidas, podem se agravar na fase adulta”, ressalta Dr. Carmo de Freitas.
 
Sinais de Alerta
A identificação precoce de doenças reumáticas na infância é fundamental para evitar seqüelas permanentes. Por isso, deve-se levar a criança para avaliação ao verificar a presença de certos sintomas ou sinais, como:

• Dor articular ou dor nas costas de modo mais persistente;

• Articulação com aspecto alterado: presença de inchaço, calor e vermelhidão no local;

• Dor persistente ao longo dos membros superiores ou inferiores;

• Presença de febre por mais de três semanas;

• Presença de perda de peso e atraso no crescimento;

• Presença de prostração e cansaço, modificando o padrão normal de atividades da criança;

• Presença de fraqueza muscular;

• Presença de depressão;

• Presença de queixas visuais;

• Presença de limitação funcional, ou seja, a criança começa a mostrar incapacidade para tarefas do dia a dia que antes eram executados com facilidade, necessita de auxílio dos adultos, fica dependente da ajuda dos outros e restringe suas atividades. Por exemplo, necessita de auxílio para sair da cama pela manhã, para vestir-se, para subir/ descer escadas.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário