Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pesquisa aponta que médicos podem sentir dor dos pacientes

Pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center e de Harvard Medical School, nos Estados Unidos da América, forneceram a primeira evidência científica que pode comprovar que os médicos realmente podem chegar a sentir a dor dos pacientes que eles tratam.

A pesquisa promovida pelos pesquisadores sugere ainda que os médicos também podem experimentar uma forma de alívio após o tratamento. Tal pesquisa ajuda a iluminar um dos aspectos mais intangíveis do cuidado de saúde, a relação médico-paciente, segundo os investigadores.
 
“Nossos resultados mostraram que as mesmas regiões do cérebro ativadas quando os pacientes recebem tratamento com placebo são igualmente ativadas no cérebro dos médicos quando eles administram o que eles acreditam ser tratamentos efetivos. Notavelmente, os dados também mostraram que os médicos que relataram maior capacidade de ver a situação a partir da perspectiva dos pacientes, isto é, ter empatia com os sentimentos dos doentes, experimentaram maior satisfação durante os tratamentos dos pacientes”, aponta a primeira autora Karin Jensen.

Pesquisas anteriores demonstraram também que uma região do cérebro associada com o alívio da dor (córtex pré-frontal ventrolateral direito, VLPFC) e uma região associada com a recompensa (córtex cingulado rostral anterior, RACC) são ativadas quando os pacientes experimentam o efeito placebo, que ocorre quando os pacientes apresentam melhora com formas de tratamentos que não contêm substâncias ativas. O efeito placebo responde por parcelas significativas de resultados clínicos em muitas doenças, incluindo dor, depressão e ansiedade.

Embora a pesquisa comportamental aponta que as expectativas dos médicos influenciam os resultados clínicos dos pacientes e ajudam a determinar as respostas dos pacientes tratados com placebo, até agora pouco esforço foi direcionado para a compreensão da biologia relacionada à componente da relação clínica.

Os resultados do estudo mostraram que durante o tratamento dos pacientes, os médicos ativaram a região VLPFC do cérebro, previamente implicada na resposta do placebo. “Nós já sabemos que a relação médico-paciente oferece consolo e pode até aliviar muitos sintomas. Agora, pela primeira vez, nós mostramos que cuidar de pacientes engloba uma neurobiologia única em médicos. Nosso objetivo final é transformar a “arte da medicina” na “ciência do cuidado”, e essa pesquisa é um primeiro passo importante neste processo para descobrir como as interações médico- paciente podem levar a resultados clínicos mensuráveis em pacientes”, explicaram os autores.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário