Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Qual a mochila ideal para seu filho?

school backpacks lg Qual a mochila ideal para seu filho?
O uso incorreto da mochila escolar pode causar diversos problemas
Com o final das férias chegando, começa a corrida dos pais pela compra dos materiais escolares, a qual, muitas vezes, é definida pelo melhor preço. Porém, um destes materiais merece atenção especial. É a mochila escolar, item indispensável para qualquer aluno desde o ensino primário.
 
De acordo com o reumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Carmo de Freitas, os cuidados devem começam na escolha da mochila, já que o mercado oferece diferentes opções e para cada uma delas existe uma forma correta de uso.
 
Mochila para as costas
“A melhor opção são as de duas alças, que devem ser largas e reforçadas para uma melhor sustentabilidade e distribuição do peso, ficando o mais próximo possível do corpo. Os ajustes devem ser feitos conforme as medidas do aluno, não ultrapassando a largura das costas e não ficando abaixo da cintura”, explica Dr. Carmo.

Mochila de rodinha
“Já no caso, da mochila de rodinha, além dos cuidados com o excesso de peso, deve-se dar atenção à altura do puxador. A altura ideal deve permitir à criança ficar com a coluna ereta, distribuindo a força de tração nos quadris e pernas”, detalha o médico.
 
O peso máximo recomendado para ambos os modelos é de até 10% do peso corporal do aluno.
 
E atenção: o uso incorreto da mochila escolar pode causar diversos problemas. A tendência é o desenvolvimento de patologias, como: lombalgias, escoliose postural (coluna em formato de S), detectada geralmente quando a aluno transporta a mochila em apenas um ombro; Hipercifoses (ombros curvados à frente); hiperlordoses; Hérnias de disco; Tendinites; dores no pescoço e nos ombros, entre outras.
 
“Diferentemente do que muitos pensam – que doença reumática é coisa de idoso – as crianças também sofrem com elas, as quais podem ter origem em vícios posturais inadequados como o excesso de peso das mochilas”, ressalta Dr. Carmo de Freitas.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário