Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ronco e apneia: um perigo para a saúde

Ronco+mulher Ronco e apneia: um perigo para a saúde
O ronco e a apneia afetam significativamente a saúde das pessoas
O ronco não tem, geralmente, a atenção que merece. Porém, mais do que um barulho incômodo, pode ser um alerta para uma situação mais grave.
 
Este ruído é proveniente do estreitamento ou obstrução nas vias aéreas superiores durante o sono. Ou seja, há um “aperto” nas vias aéreas, que atrapalha a passagem do ar e ocasiona a vibração delas, constituindo o ronco. Cerca de 40% a 60% da população adulta é atingida pelo ronco, segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Conforme a Dra. Marina Lara, odontologista, especialista em ortodontia e ortopedia facial, o ronco pode ser provocado por vários fatores, como excesso de peso, flacidez dos tecidos da garganta, circunferência do pescoço aumentada, obstruções nasais, cansaço ou outros elementos que auxiliem no processo de relaxamento do “céu da boca” ou palato mole. Este relaxamento do “céu da boca” é ocasionado, principalmente, pela ingestão de bebidas alcoólicas durante a noite e pelo uso de alguns medicamentos que contêm substâncias relaxantes.
 
O perigo da apnéia
É preciso estar atento, pois há a possibilidade de evoluir para um estágio avançado, a apneia, que trata-se da interrupção recorrente da passagem do ar nas vias aéreas superiores, devido ao colapso das paredes da faringe, alerta Dra. Marina Lara.
 
O ronco e a apneia afetam significativamente a saúde das pessoas: reduzem a quantidade de oxigênio circulante no sangue; obrigam o coração a trabalhar com sobrecarga; aumentam o risco de infarto e derrame (AVC); alteram as taxas de açúcar no sangue; propulsionam o diabetes; aumentam os níveis do hormônio cortisol no sangue (hormônio do stress); provocam sonolência diurna, cansaço, ansiedade e depressão; reduzem a capacidade de concentração e desempenho intelectual e acrescem em sete vezes as chances de acidentes de carro.
 
Para o tratamento, a Dra. Marina indica eliminar dos fatores de risco (evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos pesados no horário do sono, controlar o excesso de peso) e o uso do aparelho oral para o tratamento do ronco. Essa é uma solução fácil, rápida e discreta para o problema.
 
O aparelho utilizado no tratamento assemelha-se a “moldeira” invisível empregada no clareamento dental.
 
O PLG (nome técnico do aparelho) traciona a mandíbula, estendendo os tecidos da garganta e aumentando a passagem do ar. Além disso, altera o posicionamento dos músculos da faringe, evitando que a língua se mova para trás e dificulte a respiração do indivíduo.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário