Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sisos podem comprometer a oclusão

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares
No Brasil, estima-se que a procura pelo tratamento ortodôntico cresceu em torno de 80% nos últimos cinco anos. No caso dos sisos, que podem comprometer a oclusão, as alterações causadas podem ir além da estética, alcançando o patamar funcional. A boa noticia é que cuidados precoces ajudam a evitar disfunções decorrentes dos chamados dentes do juízo.
 
De acordo com a ortodontista Tatiana Fernandes, da Rede Orthos Odontologia, se os sisos não forem tratados corretamente podem ocasionar vários problemas como dores locais, na região da face, na nuca e na cabeça. “Quando mal posicionados também originam doenças gengivais, infecção dos dentes ao lado, cáries e perdas ósseas”, complementa.
 
A especialista explica que, como qualquer outro dente, quando o siso está em posição errada pode causar toque pré-maturo, mobilidade, recessão gengival e desgastes. “Em relação a alterar a posição de outros dentes, muitos autores acreditam no efeito dominó – ou seja, um dente mal posicionado altera a posição dos demais. Outros dizem que isso não ocorre pela resultante de outras forças relacionadas: a musculatura e a própria distância e a intensidade da força do dente”, conta.

Sobre o dente do siso
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.
 
Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos – dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso. Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez.
 
Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário