Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 1 de junho de 2013

Superfícies revestidas com cobre impedem transmissão do norovírus

Pessoa utiliza o corrimão de cobre em área hospitalar
Pessoa utiliza o corrimão de cobre em área hospitalar
Maçanetas e torneiras feitas com ligas do metal interrompem ciclo do vírus e diminuem risco de surtos em hospitais e cruzeiros
 
Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, demonstraram que revestir superfícies com ligas de cobre pode destruir rapidamente o norovírus em ambientes de alto risco.
 
O vírus, que causa doenças altamente infecciosas, pode ser contraído a partir de alimentos ou água contaminados, contato pessoa-a-pessoa e contato com superfícies contaminadas, ou seja, superfícies revestidas de cobre poderia efetivamente impedir a propagação da infecção.
 
Em todo o mundo, o norovírus é responsável por mais de 267 milhões de casos de gastroenterite aguda por ano. Não há tratamento ou vacina específica, e surtos fecham regularmente enfermarias e centros de saúde, necessitando de limpeza profunda.
 
O impacto também é sentido além da saúde, em navios de cruzeiros e hotéis que sofrem danos significativos à sua reputação quando epidemias ocorrem entre os hóspedes.
 
Agora, Bill Keevil e sues colegas mostraram que o norovírus pode ser rapidamente destruído quando entra em contato com cobre e suas ligas, com aquelas contendo mais do que 60% de cobre revelando-se particularmente eficazes.
 
O modelo de contaminação usado foi projetado para simular a contaminação por meio do toque em superfícies.
 
"As superfícies feitas de ligas de cobre podem ser empregadas em áreas de alto risco, tais como navios de cruzeiro e centros de cuidados, onde surtos de norovírus são difíceis de controlar, porque as pessoas infectadas não ajudam e contaminam o meio ambiente com vômitos e diarreia", afirma Keevil.
 
O vírus infeccioso pode permanecer em superfícies sólidas e também é resistente a vários produtos de limpeza. Isso significa que ele pode se espalhar para as pessoas que tocam essas superfícies, causando novas infecções e mantendo o ciclo de infecção. "Superfícies de cobre, como maçanetas e torneiras, pode interromper o ciclo e diminuir o risco de surtos", conclui o pesquisador.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário