Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 10 de agosto de 2013

Peça de teatro no escuro incentiva doação de córneas em São Paulo

Imagem: Divulgação
"O Grande Viúvo", é uma adaptação da obra de Nelson
 Rodrigues e utiliza um formato diferenciado
denominado "teatro cego"
A peça "O Grande Viúvo" é encenada totalmente no escuro. Antes e depois do espetáculo público recebe orientações
 
Com o objetivo de incentivar a doação de córneas no Estado de São Paulo, a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, esta desenvolvendo uma ação de conscientização para orientar a população sobre a importância dos cidadãos deixarem clara para seus familiares a intenção de se tornar um doador de córneas.

O espetáculo "O Grande Viúvo", produzido pela Cia Caleidoscópio Comunicação & Cultura", uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues, utiliza um formato diferenciado denominado "teatro cego", apresentado em ambiente totalmente escuro, fazendo com que a plateia acompanhe a interpretação dos atores e compreenda o enredo sem contar com a visão, mas utilizando outros sentidos como olfato, tato e audição.

Antes e depois do espetáculo, o público poderá receber informações no estande montado pela equipe de profissionais do Banco de Olhos de Sorocaba, com o apoio da Central de Transplantes da Secretaria. No local haverá cartazes e também serão distribuídos materiais explicativos como cartilhas e folhetos para tirar dúvidas do público como o que é a doação de córneas, o que é preciso fazer para se tornar uma doador de córneas, quem pode ser doador e como a família deve proceder caso deseje doar os tecidos de um parente que acaba de falecer.

Também no estande o público poderá fazer o cadastro do "cartão do doador". Trata-se de uma carteirinha onde o possível doador pode registrar seu nome, data de nascimento, cidade onde reside, quais órgãos deseja doar e contatos de alguns familiares. Apesar de não possuir valor documental legal, a carteirinha pode ser levada na carteira ou bolsa e também serve como uma forma de divulgar a intenção de se declarar um doador de órgãos e tecidos após seu falecimento.

"Ações como essas são importantes tanto para incentivar a doação de tecidos e órgãos como também para o esclarecimento de possíveis dúvidas que podem inviabilizar a autorização da doação por parte da família. É muito importante as pessoas deixem claro para seus familiares a intenção de doar, pois apenas a família pode autorizar ou não a doação", diz Agenor Spallini Ferraz, responsável pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde.

O evento, realizado em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba, promove nesta sexta, sábado e domingo, 9, 10 e 11 de agosto
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário