Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Especialista desvenda mitos sobre varizes

Especialista desvenda mitos sobre varizes Hanna Zabielska/Stock.xchng
Diagnóstico exige avaliação médica e exames complementares
 como transiluminação, ecodopler e, em alguns casos,
tomografia e ressonância magnética
Manter-se em pé ou sentado durante longos períodos de tempo pode acelerar ou agravar a doença
 
Embora muito conhecidas, as varizes ainda são alvo de dúvidas, principalmente entre as mulheres. São elas as mais afetadas pela doença e muitas vezes preferem não abrir mão de calças compridas, com vergonha de mostrar as veias aparentes.
 
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), mais de 20 milhões de pessoas sofrem com essas veias dilatadas e tortuosas das pernas. Elas se desenvolvem sob a superfície cutânea, normalmente das pernas, pés e coxas, e podem causar inchaço e dor.
 
O angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, explica que as varizes são hereditárias, ou seja, a carga genética de cada pessoa é a causa determinante. Filhos de pessoas com varizes têm maior probabilidade de desenvolver a doença ao longo da vida.
 
— O excesso de peso, o sedentarismo, a gravidez e o fato de manter-se em pé ou sentado durante longos períodos de tempo podem acelerar ou agravar as varizes — diz.
 
Mesmo que se faça uma prevenção, o estado das veias varicosas pode acelerar com o tempo, principalmente com o calor, e interferir na estética e saúde da mulher.
 
— O diagnóstico exige avaliação médica e exames complementares como transiluminação, ecodopler e, em alguns casos, tomografia e ressonância magnética — afirma o médico.
 
Mito ou Verdade?
Para esclarecer um pouco mais sobre o tema, o angiologista desvenda abaixo os sete maiores mitos sobre as varizes;
 
As varizes voltam após a operação.
Mito. As varizes tratadas nunca voltam, mas isso não impede de outras veias dilatadas aparecerem em outras regiões da perna. "Para diminuir o número de novas varizes, faça um tratamento preventivo, que pode ser iniciado logo após a cirurgia", recomenda o médico.
 
A musculação provoca varizes.
Mito. Uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios ajudam a prevenir, pois estimulam a circulação sanguínea e evita o aparecimento de veias doentes. No entanto, segundo Elwing, se a paciente já apresenta sintomas de varizes, é importante consultar um especialista antes de iniciar a prática de atividade física.
 
Já existem cosméticos que eliminam as varizes.
Mito. O angiologista garante que não há comprovação científica de que cosméticos eliminem varizes ou possam refazer as paredes de uma veia danificada. Existem cremes que podem aliviar alguns dos sintomas.
 
A cirurgia de varizes é perigosa.
Mito.
— Com o avanço da tecnologia, o procedimento é cada vez mais seguro e eficiente. A retirada de cada veia doente é feita por meio de um pequeno corte e a anestesia é monitorada por equipamentos que controlam a sedação do paciente — afirma Elwing.
 
Ao retirar as veias, a circulação sanguínea fica prejudicada.
Mito. Com a retirada de veias doentes, a circulação tende a melhorar gradativamente, pois o sangue passará a fluir por meio de outras veias mais saudáveis.
 
Depilar as pernas provoca varizes.
Mito. Não há nenhum estudo que comprove a relação da depilação com cera e o aparecimento de varizes. As varizes surgem por predisposição genética, sedentarismo ou hábitos não saudáveis.
 
Cruzar as pernas causa varizes.
Mito. O que acontece é que se a pessoa permanece muito tempo sentado ou em pé, ao cruzar as pernas, ajuda a obstruir o fluxo sanguíneo.
 
— Por isso, é importante não ficar na mesma posição por longos períodos — esclarece o especialista.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário