Se você quer perder peso, acrescente sucos naturais na dieta e esqueça os refrigerantes – diets ou normais.
Pesquisas realizadas nos últimos 40 anos mostram que os adoçantes não têm impacto direto na perda de peso nem efeitos positivos para a saúde. Agora, estudos indicam que bebidas produzidas com a adição de adoçantes artificiais podem ser ainda piores, incentivando você a comer mais.
Isso pode acontecer porque os adoçantes artificias “confundem” o cérebro: de acordo com Susan Swithers, professora de neurociência comportamental da Universidade de Purdue (EUA), adoçantes artificiais não fornecem a resposta normal para o corpo sobre a entrada de glicose no sistema.
Apesar do sabor doce, bebidas com adoçantes não provocam os mesmos efeitos do açúcar comum no corpo, como a diminuição do apetite. O organismo recebe um alimento doce, mas com menos calorias, portanto não enxerga o açúcar artificial como glicose.
Outros efeitos do açúcar natural são eliminados com a ingestão de adoçantes. Estudos mostraram que a sacarose (presente no açúcar comum) ativa as áreas do cérebro humano relacionadas com as sensações de recompensa e alegria. O adoçante artificial sucralose (considerado mais saudável do que a sacarina) não atinge o mesmo resultado.
As pesquisas sobre adoçantes sintéticos ainda estão em andamento, mas uma coisa é certa: na dúvida, vá de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário