Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 13 de outubro de 2013

Sinusite: Fique livre desse mal!

sinusiteA sinusite é a inflamação das vias respiratória superiores, normalmente ela é associada a um processo infeccioso causado por vírus, bactéria e/ou fungos, podendo ainda ser associada a algum tipo de alergia.
 
Esse tipo de doença não atinge a uma parcela específica de indivíduos, de modo que tanto crianças quanto adultos estão sujeitos a ela. Visando esclarecer as principais dúvidas a respeito dessa doença, traremos na sequência uma série de informações úteis nesse sentido.
 
Quando ocorre e sintomas básicos da sinusite
Embora não seja uma regra, os casos de sinusite costumam ser mais frequentes no período do inverno, pois, esse é o momento de tirar do armário casacos que ficaram guardados durante muito tempo, e portanto, encontram-se cheios de pó, isso sem contar que o ar está mais seco nessa época.
Dentre os principais sintomas das doenças, destaca-se a dor quase que insuportável na cabeça principalmente quando há inclinação da cabeça em direção ao chão, além da rouquidão, tonturas e eventuais corizas acompanhadas de catarro.
 
Apesar dos sintomas na maioria dos casos auxiliar no diagnóstico da doença, para saber se saber se realmente é sinusite, alergia, ou apenas um resfriado  é necessário fazer um exame minucioso com um profissional qualificado, o exame consiste em uma analise para observar o aspecto do nariz, ouvido e garganta.
 
Vale notar que pessoas com alergia ou asma são mais vulneráveis à sinusite, pois normalmente tem congestão nasal, o que prejudica a ventilação e a instalação da infecção.
 
Tratamento para sinusite
 
Inalação de vapor
Fazer inalação com vapor fluidifica o catarro tornando assim mais fácil a sua eliminação da doença.
 
A sinusite tende a deixar a mucosa no nariz seca e isso faz com que crie acumulo de impurezas criando um ambiente ideal para proliferação de micro-organismo.
 
Tabagismo
Mantenha se longe de cigarros, pois a inalação da fumaça faz com que os pelos nasais que auxiliam no dreno da cavidade do nariz sejam paralisados, permitindo assim a entrada de impurezas, principalmente contidas na própria fumaça.
 
Beba água
Manter o corpo hidratado fluidifica todas as secreções do corpo, e quando um individuo apresenta um quadro de sinusite as secreções estão acumuladas em um único local dificultado sua eliminação, daí a importância de uma ingestão diária de água.
 
Lavagem nasal
Para a lavagem nasal, o mais indicado é o uso de soro fisiológico na versão spray o uso da versão tradicional facilita a contaminação do soro com vírus.
 
A lavagem nas vias nasais é indicada para todos, e isso inclui até mesmo aqueles que não possuem sinusite, pois esse tipo de procedimento mantêm a mucosa nasal hidratada e limpa, reduzindo problemas respiratórios e aliviando as dores de cabeça.
 
Elimine tudo que provoque alergia do ambiente
Quem sofre de alergia respiratória deve se manter longe de poeira e tudo que acumule pó, pois,o objetivo é evitar que ocorram espirros, coceira nos olhos e inchaço nas estruturas nasais, que são um péssimo sinal de rinite alérgica.
 
Ar condicionado
No inverno mantenha o ar condicionado desligado, pois, ele acumula 3 problemas em um único aparelho, sendo eles o acúmulo de poeira, a refrigeração desnecessária do ambiente (o que pode provocar resfriados) e por último, deixa o ambiente ainda mais seco, pelo que, em caso de necessidade de uso noutras épocas, é também recomendado o uso de umidificadores de ar.
 
Proteja-se do frio
Com a temperatura baixa a respiração tende a ficar mais difícil, pois o ar fica retido por mais tempo na cavidade nasal para que fique aquecido antes de chegar aos pulmões. É muito importante que o batimento ciliar, ou seja os movimentos dos pequenos pelos nasais estejam regularizados, caso contrario haverá um acumulo de secreções que poderá levar à sinusite.
 
Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário