Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 13 de outubro de 2013

Vai começar a correr? Saiba quais cuidados devem ser tomados

cuidados-para-quem-vai-comecar-a-correrNa atualidade, o número de pessoas que a cada dia tem lançado mão da corrida como meio de sair do sedentarismo  e melhorar sua qualidade de vida, tem sido notoriamente crescente, o que demonstra uma maior preocupação da população com o que diz respeito à saúde.
 
A corrida é, de fato, uma modalidade de atividade física simples de ser praticada e capaz de produzir um resultado extremamente satisfatório tanto em aspectos externos, quanto internos. Estima-se que em uma hora de prática constante da corrida, seja possível queimar algo em torno de quinhentas calorias que, além de ajudar no melhor desempenho do fluxo de sangue, contribui também para o fortalecimento do sistema imunológico do corpo, ajudando ainda a melhorar o raciocínio e a memória.
 
Apesar dos benefícios gerados pela corrida, alguns cuidados se fazem necessários para que a prática se dê da maneira correta, minimizando assim as chances de lesões ou complicações em relação à saúde, por isso, na sequência traremos algumas informações muito úteis nesse sentido.
 

Quem pode praticar corrida?
A prática da corrida deve ser realizada por pessoas que apresentem boas condições em relação à saúde do coração, que é um dos membros mais solicitados durante a atividade, além disso, músculos e estruturas ósseas saudáveis, tendem a ser fundamentais durante as execuções, para tanto, o recomendável é que ao decidir empreender esse tipo de atividade, seja feita uma consulta com profissional médico qualificado que é quem determinará quem deve de fato correr.
 
Veja alguns dos cuidados e dicas para quem vai correr
 
Escolher um bom tênis para corrida
Não basta simplesmente escolher qualquer tênis para a prática da corrida, pois essa é uma das mais fundamentais ferramentas da prática. O tênis deve possuir bom poder de amortecimento, para evitar impactos agressivos na cartilagem óssea, além disso, é importante saber qual tipo de pisada possui para então optar por um modelo que possibilite maior comodidade ao pé, para tanto o ideal é que seja realizada uma consulta a um médico Ortopedista, que é quem poderá determinar com precisão esse fator.
 
Roupa ideal para correr
Tão importante quanto o tênis que será utilizado na corrida, é a roupa, que deverá permitir ao corpo um maior conforto e liberdade para a execução do exercício. Para as corridas o ideal é dar preferência a roupas leves, como por exemplo, as do tipo Dry-Fit que além de proporcionar a leveza necessária, é capaz também de absorver com maior precisão e rapidez o suor oriundo da atividade, evitando assim incômodos  e situações constrangedoras.
 
Como começar a correr
O ideal a princípio é consultar um personal trainer que é quem poderá determinar o ritmo ideal para cada tipo de pessoa, entretanto, de modo geral é aconselhável que os primeiros treinos sejam realizados devagar, para que não force demais os músculos sem o mínimo de preparo.
 
Antes mesmo da corrida propriamente dita são necessários ao menos quinze minutos de alongamento e aquecimento, partindo na sequência para cerca de vinte a trinta minutos de caminhada, para só então de fato proceder com as primeiras trotadas.
 
Postura para a prática da corrida
Os alongamentos iniciais ajudarão em um primeiro momento a manter a postura, entretanto, durante a execução da atividade é necessário ficar sempre atento para não perdê-la, para isso, é válido lembrar sempre de pisar do calcanhar para a ponta dos pés, com o corpo o mais reto possível.
 
Alimentação e hidratação
Qualquer atividade física deve ser realizada após uma alimentação saudável, entretanto, não se deve abusar da comida antes da prática, o ideal é ingerir algo de fácil absorção e preferencialmente rico em carboidratos, podendo ser até mesmo pães ou massas, lembre-se porém, que após a refeição deve-se esperar cerca de uma a duas horas para só então iniciar a atividade.

Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário