Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Chile anuncia cura da raiva em jovem de 25 anos, após 4 meses internado

César Barriga recebeu alta depois de quatro meses internado com raiva (Foto: Reprodução/Facebook/César Barriga)
Foto: Reprodução/Facebook/César Barriga
César Barriga recebeu alta depois de quatro meses internado com raiva
César Barriga recebeu alta após recuperar funções neurológicas e fala.  Ele terá reabilitação de seis meses para recuperar a mobilidade dos pés
 
O chileno César Barriga conseguiu sobreviver à raiva, após ter sido contaminado pela mordida de um cachorro doente, indicou nesta segunda-feira (25) um boletim médico.
 
"O Chile se soma às instâncias mais elevadas no tratamento destes casos. Este é o sétimo caso (de alguém) que sobreviveu, o primeiro no nosso país", afirmou Luis Castillo, vice-secretário de redes assistenciais do Ministério da Saúde, depois que Barriga recebeu alta.
 
César Barriga, 25 anos, contaminou-se com o vírus após ser mordido por um cão, em julho passado, quando dirigia uma motocicleta na cidade de Quilpué, 133 km a noroeste de Santiago.
 
Doze dias depois do ataque do animal, Barriga foi internado em estado grave no hospital Gustavo Fricke de Viña del Mar com sintomas de raiva: alterações neurológicas, paralisia do sistema nervoso, dificuldades para respirar e falar, segundo o diagnóstico médico.
 
O jovem foi tratado por uma equipe de médicos locais e também pelo especialista americano em raiva, Rodney Willoughby, em meio à expectativa da população chilena por se tratar do primeiro caso registrado em 17 anos no país.
 
Após 16 semanas, Barriga recebeu alta depois de recuperar as funções neurológicas e a fala e terá um período de reabilitação de seis meses para recuperar a mobilidade dos pés.
 
"Penso que foi uma experiência difícil porque de uma hora para outra acordar sem poder me mexer em um hospital, sem saber o que está acontecendo, foi terrível", disse Barriga após deixar o hospital.

O último caso de raiva no Chile remontava a 1996, quando um menino foi contaminado por um morcego na cidade de Rancagua (centro). Ele faleceu.
 
O Chile é um país considerado livre de raiva canina, uma doença letal em 95% dos casos.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário