Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Falso médico é preso, secretário faz um alerta para os prefeitos do interior do estado

O secretário estadual de Saúde , Ricardo Murad , usou o Facebook para alertar aos prefeitos e secretários municipais de Saúde , sobre o exercício ilegal da medicina.
  
Na mensagem postada  neste sábado (23/11) na rede social, Murad pediu com urgência uma varredura em todos os médicos que atuam nos municípios para checarem o CRM ou da inscrição válida no programa Mais Médicos no Estado. A iniciativa foi tomada após um nigeriano ser detido no Hospital Municipal de Bacuri, na Baixada Maranhense, suspeito de exercício ilegal da medicina.

O suspeito nigeriano foi detido no início da tarde deste sábado (23/11) com suspeita de exercício ilegal da profissão, a polícia também investiga informações de que o homem tenha receitado medicamentos para uma criança, na cidade de Mirinzal, que teria morrido vítima de raiva humana. A partir do caso, o secretário de Saúde alertou as autoridades municipais de Saúde. "Assim como esse, podem existir outros se fazendo passar por médico", chamou a atenção, Ricardo Murad.

Após a prisão, o suspeito nigeriano foi encaminhado para a Delegacia Regional de Pinheiro. Segundo o Código Penal, o exercício ilegal da medicina é um crime contra a saúde pública, passível de detenção de seis meses a dois anos.

Veja a íntegra da publicação do secretário de Saúde

" ALERTA GERAL

Prefeitos e secretários municipais de saúde

Registramos o óbito de uma criança por raiva humana (canina) porque não recebeu o tratamento recomendado pelo protocolo estabelecido para esses casos e com o agravante de ter sido atendida por pessoa não habilitada.
 
O cidadão que atendeu a criança no hospital municipal de Mirinzal, não tem CRM, portanto não tem registro para atuar como médico expedido pelo conselho regional de medicina conforme atestado do Dr. Abdon Murad, como também não faz parte do programa "Mais Médicos" do Ministério da Saúde para o Maranhão, sendo-lhe vedado o exercício legal da medicina em qualquer unidade de saúde.
 
Esse cidadão, conforme apuramos hoje - com denúncia já formalizada diretamente ao secretário de segurança pública - atua como médico em vários municípios colocando em risco a vida de pessoas inocentes.
 
Peço a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde que façam imediatamente uma varredura em todos os médicos que atuam nos municípios para checagem do CRM ou da inscrição válida no programa "Mais Médicos" para o Maranhão.
 
Assim como esse, podem existir outros fazendo-se passar por médico.
 
o nosso compromisso é com a saúde da população maranhense e somente com ela.

Nome do cidadão de origem nigeriana: Kingsley Ify Umeilechukwu"
 
O Imparcial - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário