Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Em dias de calor, escolha saladas leves e desintoxicantes

Alimentação saudávelSaiba quais combinações são benéficas e poderosas para desintoxicar o organismo, além de auxiliar na digestão e dar disposição para enfrentar os dias quentes
 
O verão ainda não chegou, mas os dias quentes já têm aparecido com mais frequência. Com o calor, vêm a indisposição, a perda do apetite, o inchaço nas pernas e aquela moleza. Mas o organismo não para e, mesmo sem fome, o corpo precisa de nutrientes para funcionar corretamente. A solução é apostar em saladas leves e nutritivas.
 
Segundo a nutricionista Alexandra Marinho, da Organomix, a salada deve conter uma série de itens para ficar completa. “Ela deve ter grão de bico, ou brotos de feijão, legumes de cores diversas como cenoura, beterraba, milho, vagem, tomate, cebola, repolho roxo, alface e folhas verdes escuras”, explica.
 
Para quem procura uma salada detox, a dica de Alexandra são saladas que contenham folhas verdes, com gengibre, salsinha, maçã ou abacaxi picado, além de aipo e hortelã. E para um sabor mais apurado, a dica é temperar com limão e óleos com especiarias, como o óleo de linhaça com orégano”.
 
Larissa Marques, nutricionista da Hapvida, também recomenda a adição de pepino, manga, linhaça, nozes, ameixas, azeite de oliva extra virgem, pois também ajudam a desintoxicar o organismo.
 
1. Saladas leves nos dias mais quentes são ótimas opções
 
2. Grão-de-bico ou brotos de feijão são recomendados para uma salada leve e nutritiva, além de....
 
3. ... legumes e verduras de cores diversas como cenoura, beterraba, milho, vagem, tomate, cebola, repolho roxo e....
 
4. ... folhas verde escuras
 
5. Para desintoxicar, é ideal que a salada tenha gengibre, salsinha, além de....
 
6. ... frutas como a maçã ou abacaxi, além de aipo e hortelã
 
7. Óleo com especiarias é uma boa opção para dar mais sabor às saladas
 
9. Para depois de um churrasco, quando sentimos o estômago pesado, uma salada de folhas verdes com mamão e....
 
10. ... abacaxi é uma boa pedida. O abacaxi contém a enzima bromelina, que auxilia na digestão
 
Algumas combinações de saladas também ajudam a eliminar aquele “peso” no estômago, sensação provocada depois de comer um alimento de difícil digestão. A nutricionista recomenda uma salada de folhas verdes e com duas frutas, que podem ser o mamão e o abacaxi, esse último já conhecido por conter bromelina, uma enzima que auxilia na digestão.
 
"As saladas são muito benéficas porque os antioxidantes estão em maior quantidade em legumes, verduras e frutas. A pessoa também pode acrescentar oleaginosas como castanhas, para melhorar a disposição”, acrescenta Alexandra.
 
Os alimentos que contêm ômega-3, como as castanhas e peixes, melhoram o ânimo. “Eles aumentam os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina, substâncias responsáveis pela sensação de bem estar”, explica.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário