Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 21 de dezembro de 2013

Conheça os benefícios do jatobá

Foto: Reprodução
Jatobá
Hoje o assunto é o jatobá. Você sabia que este é o nome de um fruto, que pode trazer benefícios para a saúde e que já foi muito utilizado pelos povos indígenas?
 
Antigamente, a seiva, além de ser usada como remédio pelos indígenas, era usada na ponta das flechas no combate aos inimigos. Por causa da extração da madeira, a árvore pode ser considerada uma espécie rara, principalmente na Amazônia. É mais comum encontrar a árvore de jatobá em regiões do Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e também na Amazônia e ela pode chegar a 40 metros de altura.
 
O fruto é comestível e tem uma casca bem dura, que tem 40% de água. A polpa é rica em minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, e também em vitamina C. Vale ressaltar que ela tem mais potássio do que a banana e mais cálcio do que o leite. Essas características fazem dela uma ótima alternativa para o fortalecimento de ossos e músculos, sem contar que pode ser considerada um energético natural.
 
O troco produz uma seiva também muito nutritiva. Uma dica de consumo é misturar uma colher de café da seiva em um copo de água e adoçar com mel, tomando uma vez ao dia. A seiva colabora com o fortalecimento do sistema imunológico e ameniza os sintomas da cistite aguda.
 
O consumo da farinha preparada a partir da polpa do fruto é muito comum. O valor nutricional é igual ao do fubá de milho e superior ao da farinha de mandioca. A farinha de jatobá pode ser utilizada no preparo de bolos, pães, mingau e pode ser misturada à farinha de trigo, por exemplo. Para preparar, raspe as sementes com uma faca para obter a polpa. Bata no liquidificador e, depois, passe na peneira.
 
Outra forma de consumo é o xarope, que colabora com os sintomas da gripe, da bronquite, da asma e de outros problemas pulmonares e inflamações.
 
Anote aí o modo de preparo:
Corte um pedaço da casca do jatobá em pedaços bem pequenos e lave-os. Coloque para ferver em meio litro de água por 20 minutos. Coe e adicione uma colher de sopa de açúcar. Espere 30 minutos e retire o açúcar concentrado. Adicione mel de abelha até o xarope ficar grosso. Tome uma colher de sopa por até três vezes ao dia.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário