Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Epidemia de peste bubônica causa pelo menos 36 mortes em Madagascar

Pelo menos 36 pessoas morreram nas últimas semanas em consequência de uma epidemia de peste bubônica que afeta várias regiões de Madagascar, informou nesta quinta-feira o jornal local "L'Express", citando fontes do Ministério da Saúde.
 
 Segundo o site do jornal, 86 pessoas foram contagiadas pela doença, entre elas 36 casos mortais. O desmatamento incontrolado da ilha provocou uma invasão de ratos em casas nos últimos meses, ocasionando a propagação da doença em cinco regiões de Madagascar, segundo um comunicado do Ministério da Saúde.
 
Para fazer frente ao surto, as autoridades malgaxes ordenaram uma operação de desratização nas zonas afetadas e o recolhimento do lixo.
 
"Desde setembro registramos 36 mortes em Madagascar. Esta situação é alarmante. É preciso ter cuidado com os cadáveres de ratos.
 
A peste é muito perigosa", comentou Tsito Ravalitera, médico e responsável do Ministério da Saúde. A peste bubônica afeta roedores como ratos e lebres e se transmite por vetores como a pulga, mas não de pessoa a pessoa.
 
A doença produz inflamação dos gânglios e febre e pode ser mortal se invadir a corrente sanguínea.

EFE/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário