Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Saiba as vantagens de consumir frutas e verduras no verão

Saiba as vantagens de consumir frutas e verduras no verão Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte/ Agência RBS
Alimentos da estação são mais baratos e tem maior valor nutricional 

O verão é a estação com maiores temperaturas. Com o calor, é necessária maior ingestão de líquidos e as refeições costumam ficar mais leves tornando as frutas e hortaliças mais atrativas. 

Coincidência ou não, o verão é o período de safra de uma variedade de frutas e vegetais. Claro que, com a tecnologia de cultivos que dispomos atualmente, quase todos hortifruti são produzidos o ano interno, mas comprar no período de maior produção possui algumas vantagens. 

- A primeira vantagem está no preço, com a maior disponibilidade os preços caem. Além disso, esses alimentos têm maior qualidade não tendo necessidade de, por exemplo, passar por processos de maturação artificiais. Isso se torna vantagioso porque, além de menos saborosas, as frutas e hortaliças que passam pelo amadurecimento artificial tem uma diminuição do valor vitamínico, especialmente da vitamina C - explica a nutricionista Isadora Borne Ferreira .

Veja abaixo lista das hortaliças e frutas que estão em período de safra 

Hortaliças: abóbora, abobrinha brasileira, agrião, alface, aipim, berinjela, beterraba, cebola, espinafre, milho verde, pepino, pimenta, pimentão, quiabo, rúcula, salsa, tomate. 

Frutas: Abacate, abacaxi, banana, carambola, figo, laranja pera, limão Taiti, maça gala, mamão formosa, manga, melancia, melão, pera, uva. 

Consumir esses alimentos é nutritivo e saudável, porém as frutas e hortaliças exigem um cuidado especial desde o momento da compra até o seu pré-preparo, uma vez que muitas delas são consumidas cruas. 

- Na hora de escolhê-las, selecione as mais frescas, que não estejam perfuradas ou com cortes ou, ainda, com características que afetem sua aparência como ressecamentos, queimaduras ou partes escurecidas. Uma vez compradas, os hortifruti devem ser armazenados sob refrigeração e para facilitar o consumo eles podem ser higienizados antes de irem para geladeira - afirma a especialista. 

Higienizar hortaliças e frutas não é simplesmente passa-las pela água corrente. O processo requer atenção e alguns cuidados, isso porque esses alimentos crescem junto a terra, são contaminados pelos microrganismos do solo e, muitas vezes, são pulverizados por inseticidas. Além disso, eles passam por muita manipulação antes de chegarem a sua casa. Todos esses fatores podem culminar na contaminação dos alimentos por microrganismos patógenos. 

- Para a correta higiene, as frutas e hortaliças devem ser lavadas em água potável para uma limpeza inicial e após serem imersas em uma solução sanitizante. Atualmente, existem alguns produtos específicos para higienização de hortifruti, mas um bom sanitizante é o cloro encontrado na água sanitária - pontua Isadora Borne. 

A água sanitária possui hipoclorito de sódio em pequena quantidade, esse composto promove a morte do microrganismo caso ele esteja presente, porém ao comprar esse produto leia com atenção a sua composição, ele deve ser isento de hidróxido de sódio. Utilize uma colher de sopa para cada litro de água e deixe as frutas e vegetais de molho por 30 minutos. Após, ainda é necessário passar os hortifruti novamente na água corrente e, então, estarão prontos para o consumo. 

Abaixo uma sugestão de salada que inclui frutas e verduras: 

Salada de figo e presunto Parma 

Ingredientes: ½ pé de alface americana ½ molho de rúcula 3 figos maduros, porém firmes 150 gramas de queijo parmesão em lascas 200 gramas de presunto Parma 

Preparo: Retire o talo e corte o figo em 4 partes, reserve. Em uma saladeira acomode as folhas de alface e rúcula, adicione os figos cortados, o presunto e as lascas de queijo parmesão. Sirva em seguida. 

Dica: A combinação do sabor adocicado do figo com sabor forte do queijo parmesão fica ainda melhor se, além de azeite de oliva e pimenta do reino, você utilizar o mel para temperar a salada. O mel pode ser marinado com tomilho por 48 horas acrescentando sabor ainda mais especial a esta receita. 

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário