Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Deficiência de vitamina D pode prejudicar imunidade em idosos

Deficiência de vitamina D pode prejudicar imunidade em idosos Guto Kuerten/Agencia RBS
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Pesquisa observou índices de 957 pessoas com mais de 60 anos de idade
 
Pessoas mais velhas que têm deficiência de vitamina D também tendem a ter um comprometimento na sua função imune, de acordo com uma nova pesquisa que será publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM).
 
A vitamina D desempenha um papel importante para ajudar o corpo a absorver o cálcio necessário para a saúde dos ossos. A pele produz naturalmente a vitamina D quando exposta ao sol e pequenas quantidades também podem ser obtidas através de alimentos. Estima-se que um bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência de vitamina D.
 
— Nossos dados sugerem que a deficiência de vitamina D também está relacionada com a saúde do sistema imunológico. Este é o primeiro estudo a encontrar uma relação entre os níveis de vitamina D e a inflamação em uma amostra grande de indivíduos mais velhos — afirma uma das autoras da pesquisa Mary Ward.
 
O estudo observou os índices de vitamina D e biomarcadores de inflamação de 957 irlandeses com 60 anos ou mais. Os participantes com deficiência da vitamina eram mais propensos a ter altos níveis desses biomarcadores, que estão ligados a doenças cardiovasculares e inflamatórias.
 
— Garantir que pessoas mais velhas tenham bons níveis de vitamina D pode ser uma maneira de aumentar a função imunológica dessa população, mas isso ainda precisa ser confirmado por mais estudos — conclui Mary.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário