Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS |
Pessoas mais velhas que têm deficiência de vitamina D também tendem a ter um comprometimento na sua função imune, de acordo com uma nova pesquisa que será publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM).
A vitamina D desempenha um papel importante para ajudar o corpo a absorver o cálcio necessário para a saúde dos ossos. A pele produz naturalmente a vitamina D quando exposta ao sol e pequenas quantidades também podem ser obtidas através de alimentos. Estima-se que um bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência de vitamina D.
— Nossos dados sugerem que a deficiência de vitamina D também está relacionada com a saúde do sistema imunológico. Este é o primeiro estudo a encontrar uma relação entre os níveis de vitamina D e a inflamação em uma amostra grande de indivíduos mais velhos — afirma uma das autoras da pesquisa Mary Ward.
O estudo observou os índices de vitamina D e biomarcadores de inflamação de 957 irlandeses com 60 anos ou mais. Os participantes com deficiência da vitamina eram mais propensos a ter altos níveis desses biomarcadores, que estão ligados a doenças cardiovasculares e inflamatórias.
— Garantir que pessoas mais velhas tenham bons níveis de vitamina D pode ser uma maneira de aumentar a função imunológica dessa população, mas isso ainda precisa ser confirmado por mais estudos — conclui Mary.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário