Getty Images Cigarro aumenta risco de infarto em mulheres |
Bom dia! Você sabia que as mulheres apresentam de 30% a 40% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares do que os homens com o mesmo nível de pressão arterial? Então, antes de acender um cigarro, encher seu prato de frituras ou ficar estressada com o chefe, dê mais atenção a estes fatores.
Segundo o cardiologista Otavio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula, “nos últimos tempos, as mulheres passaram a se expor a fatores de risco que até então eram mais comuns ao sexo masculino, como estresse e tabagismo”.
— Além disso, o tamanho de suas artérias é menor que o dos homens, o que pode favorecer o estreitamento e a obstrução dos vasos.
Para minimizar os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, Gebara lista seis dicas para serem colocadas em prática desde agora.Veja:
— Se você fuma, apague o cigarro de uma vez por todas. Não adie mais essa decisão
— Exercite-se pelo menos meia hora por dia. Se não der, faça isso pelo menos três vezes por semana. Faz uma grande diferença para o coração
— Cuide de sua alimentação, maneirando nas porções muito calóricas, com excesso de açúcar e gorduras
— Seja disciplinada e não deixe que nada a impeça de reservar um tempo para o seu lazer, dedicando-se todos os dias a alguma atividade relaxante
— Assim que a menstruação começar a falhar ou sentir outros sinais de aproximação da menopausa converse com seu médico sobre a terapia de reposição hormonal. Quanto mais cedo, melhor
— As doenças cardiovasculares estão ligadas a fatores hereditários. Quanto antes a mulher começar a medir e controlar a pressão e o colesterol, maiores são as chances de se prevenir de problemas futuros. O controle anual é a melhor medida.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário