Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 30 de março de 2014

Veja o que fazer depois da entrevista de emprego

Thinkstock/Getty Images
Esperar pela resposta final de um processo seletivo não é fácil
 para ninguém, mas não adianta se precipitar
Esperar pela resposta não é fácil, mas telefonar todos os dias para o recrutador cobrando pode ser motivo de eliminação
 
Quando passamos por um processo seletivo, principalmente para uma vaga que desejamos muito ocupar, não é fácil conter a ansiedade para saber o resultado. Os dias depois da entrevista parecem se arrastar e checamos nosso e-mail de cinco em cinco minutos na esperança de uma boa notícia.
 
Enquanto conseguimos manter esta expectativa para nós mesmos, tudo bem. O problema é quando o profissional está tão ansioso que acaba tomando atitudes sem pensar e se prejudica com ações como ligar todos os dias para o recrutador a fim de saber se conseguiu o tão esperado emprego.
 
Atualmente, as empresas fazem os seus processos seletivos de diversas maneiras. Dependendo das normas de contratação da companhia, do nível da vaga disponível e da quantidade de candidatos, a resposta pode vir no mesmo dia e, em alguns casos, até mesmo no final da entrevista. Porém, em situações que envolvem menos urgência, um maior número de entrevistados e uma necessidade de ser mais criterioso na escolha do profissional, o resultado pode demorar até meses.
 
Normalmente, os recrutadores conseguem estipular um prazo de quanto tempo a empresa vai demorar para decidir quem foi o selecionado e esta informação é passada logo no final da entrevista. “No entanto, muitas das informações que passamos, o candidato retém a metade. É nessa hora que vai gerar uma ansiedade, que é comum, principalmente para quem está desempregado", conta Zenilda Castilho, gerente da consultoria de RH Randstad na filial da Avenida Paulista.
 

Sinais do estresse
“O número de ligações não vai acelerar o processo
O recomendável é que o profissional se concentre no que está sendo falado pelo selecionador e, caso haja alguma dúvida em relação ao prazo de retorno ou o meio pelo qual a empresa vai tentar contatá-lo, pergunte sem medo. “Se o recrutador não souber na hora, ele vai procurar a resposta depois e comunicar o candidato em seguida. O ideal é que você não pergunte ao longo do processo, para que você não perca o clima e o rumo da entrevista. O final é o momento de perguntas”, aconselha o consultor de RH Henry Novaes, da HProjekt.
 
O seu tempo não é o tempo da empresa
Ainda assim, por nervosismo ou inexperiência, algumas pessoas saem da entrevista sem saber quando será dado um retorno com a decisão final, ou não esperam nem um minuto a mais do prazo estipulado, e acabam tomando atitudes inadequadas, que podem por em risco a chance de ser selecionado.
 
De acordo com a especialista em RH, Eliane Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH, o maior erro de quem está aguardando uma resposta é ficar ligando para o recrutador constantemente cobrando uma decisão. “O número de ligações não vai acelerar o processo. Uma semana para uma pessoa que está aguardando resposta de um emprego é uma eternidade. Para uma empresa, uma semana é apenas uma semana”, observa a diretora.
 
Nesses casos, o candidato pode ser visto como impertinente pela companhia e ansioso demais. “A cada ligação, ele deve receber uma orientação. A gente começa a interpretar que ele talvez não saiba ouvir a mensagem que ele está recebendo.”, comenta Eliane.
 
A consultora Zenilda conta que há casos, inclusive, de pessoas que chegam a ir pessoalmente até a empresa para descobrir se passaram ou não em um processo seletivo. “Isso não vai ser visto como interesse ou desejo de trabalhar na empresa. Ela está pulando etapas e desrespeitando hierarquias. O recrutador vai entender aquilo como uma atitude sua comum no dia a dia do trabalho”, avisa.
 
Para evitar ser eliminado por causa da sua ansiedade após a entrevista, o profissional deve se manter calmo e levar em consideração que a empresa não pode dedicar todo o seu tempo para acelerar o processo. Além da seleção, os funcionários da companhia continuam trabalhando em outras questões.
 
Quando a empresa ultrapassa o prazo estipulado para lhe dar uma resposta, é válido que o candidato espere alguns dias como tolerância até entrar em contato. Se ainda assim não tiver uma posição do selecionador, o recomendável é que ele ligue ou mande um e-mail educado para a primeira pessoa que lhe contatou sobre a vaga de emprego, lembrando que o prazo acabou e que gostaria de saber se já existe uma definição da companhia. Caso ainda não exista, o profissional pode perguntar se há um novo prazo pelo qual ele precisa aguardar para conseguir a tão esperada resposta.
 
Em caso de resposta negativa, peça um feedback
Se depois de tanto tempo de espera a empresa decidir que você não é o candidato ideal, não se desespere e aproveite este momento para conseguir um aconselhamento de carreira. Agradeça pela oportunidade e pergunte o motivo de não ter sido escolhido, mas sem parecer arrogante. “O processo seletivo é também [uma oportunidade] para receber um feedback. A empresa vai falar se está faltando um curso de línguas ou uma pós-graduação. Se o candidato conseguir absorver isso, ele vai saber o que está errando no currículo e em sua carreira”, observa Novaes.
 
No entanto, é preciso lembrar que em alguns casos, principalmente quando há um grande número de candidatos, a empresa pode não ter tempo ou informações mais precisas para dar um retorno completo para o profissional que não foi contratado. De toda maneira, não se pode deixar desanimar por um não. Continue procurando e utilize aquele processo seletivo como uma experiência para se aprimorar para um próximo.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário