Daia Oliver/R7 Vacinação HPV |
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul registrou mais três casos de reação à vacina contra o HPV e suspendeu a aplicação do lote, com 89 mil doses. Com os novos registros, o número de ocorrências chega a seis. Nesta sexta-feira (28) a secretaria emitiu nota reiterando que o imunizante é seguro e recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A campanha, com foco em meninas de 11 a 13 anos, começou em 10 de março em todo o País. A aplicação de doses do mesmo lote foi suspensa enquanto não fique claro se os casos de alergia têm conexões com a vacina ou não. A vacinação com os demais lotes segue normalmente.
Dados do governo do estado indicam que, até o momento, mais de 116 mil meninas, com idade entre 11 e 13 anos, receberam a dose. O número representa 45% do total da público-alvo previsto no Rio Grande do Sul — 258 mil meninas.
De acordo com a OMS a vacina introduzida no calendário brasileiro este ano é também utilizada como estratégia de saúde pública em outros 51 países que já aplicaram cerca de 175 milhões de doses desde o ano de 2006, sem registros de eventos que pudessem pôr em dúvida a segurança da vacina
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário