Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 30 de março de 2014

Dieta mediterrânea pode reduzir o risco de diabetes


Dieta mediterrânea pode reduzir o risco de diabetes Diego Guichard/Stock Photos
Foto: Diego Guichard / Stock Photos
Pesquisas anteriores já mostraram que seguir a dieta
mediterrânea também está ligado à perda de peso
Redução é ainda maior para pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares
 
Quem escolhe seguir uma dieta mediterrânea pode ter um risco menor de diabetes, especialmente para as pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares. Essa constatação faz parte de uma estudo apresentado na 63ª Sessão Científica Anual de Cardiologia da "American College", nos Estados Unidos.
 
A pesquisa analisou dados de diversos estudos e concluiu que a dieta mediterrânea está associada a uma redução de 21% do risco de desenvolver diabetes. Para as pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares — entre as quais a prevenção do diabetes é ainda mais importante — a queda é até maior, chegando a 27%.
 
— Esses resultados mostram que nunca é tarde demais para começar uma dieta saudável, mesmo para quem já está em um grupo de alto risco — disse o principal autor da análise e professor da Universidade Harokopio, na Grécia, Demóstenes Panagiotakos.
 
Os pesquisadores revisaram sistematicamente os dados de 19 estudos que acompanharam mais de 162 mil pessoas por um período médio de cinco anos. A dieta mediterrânea prioriza frutas, legumes, cereais integrais, feijões, nozes, peixes, azeite de oliva e, até mesmo, um copo de vinho tinto.
 
O número de casos de diabetes em todo o mundo dobrou nos últimos 30 anos e a doença tem sido associada com a crescente epidemia de obesidade. Se não controlado, o diabetes pode levar a complicações como cegueira, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e amputações.
 
— Diabetes é uma epidemia em curso e sua relação com a obesidade é bem conhecida. Nós temos que fazer algo para prevenir o diabetes e mudar a dieta pode ser um tratamento eficaz — conclui Panagiotakos.
 
Pesquisas anteriores já mostraram que seguir a dieta mediterrânea também está ligado à perda de peso, redução do risco de doenças cardíacas e mortes relacionadas, bem como redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário