Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 30 de março de 2014

Saiba como evitar o câncer de instestino


Foto: Reprodução
Tumor já é o segundo mais incidente entre as mulheres e o
 terceiro entre os homens
Manter uma dieta adequada é uma das principais formas de prevenção
 
De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), serão 17.530 novas ocorrências de câncer de intestino no Brasil somente neste ano. Esse tipo de tumor já é o segundo mais incidente entre as mulheres (mama é o primeiro) e ocupa a terceira posição entre o público masculino (atrás dos tumores de próstata e de pulmão). Em geral, os sintomas são silenciosos, porém alguns sinais como o aparecimento de sangue nas fezes, em comum com outras doenças do trato digestivo, devem ser investigados assim que descobertos.
 
Para o médico coloproctologista da Clinionco Rafael Castilho Pinto, a dieta tem influência direta nas estatísticas.
 
— Talvez o fator mais importante no aumento de casos de câncer de intestino seja a mudança na alimentação ocorrida nas últimas décadas, onde alimentos industrializados e processados, com excesso de carboidratos, gordura, açúcar e aditivos químicos substituíram uma dieta mais natural, com predominância de frutas, verduras e alimentos frescos — afirma.
 
Outro aspecto na origem do problema é o tabagismo.
 
— O cigarro é um dos mais potentes e mais comuns carcinogênicos. Para o intestino, praticamente dobra o risco de câncer, principalmente no reto, em pessoas que são fumantes — alerta o especialista.
 
No Rio Grande do Sul, são esperados 27,43 casos para cada 100 mil habitantes e Porto Alegre tem a previsão de 65,01 ocorrências para cada grupo de 100 mil pessoas, conforme o Inca.
 
— As chances de cura são de aproximadamente 90% quando se faz o diagnóstico ainda nos estágios mais iniciais — destaca o médico.
 
Como evitar
O câncer de intestino é um dos tipos de tumores com maior possibilidade de prevenção. O exame de colonoscopia pode detectar e remover as lesões pré-malignas (pólipos) antes da formação de um tumor. É recomendado para pessoas com mais de 50 anos de idade ou, quando há histórico familiar da doença, a partir dos 40 anos. A colonoscopia pode identificar a tempo mais de 50% dos casos em fase inicial, por isso as consultas periódicas com um especialista são fundamentais para a prevenção.
 
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e fibras, com baixa ingestão de alimentos industrializados, gordura animal e embutidos, além de evitar cigarro e bebidas alcoólicas em excesso são recomendações importantes para evitar a doença.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário