Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de abril de 2014

Qual é a idade certa para ir a cada médico?

Thinkstock Photos
Para homens fora de qualquer grupo de risco, como sobrepeso ou
 obesidade, o exame de colesterol só é necessário depois dos 35 anos
Quando deve acontecer a primeira visita ao ginecologista? E ao urologista? O que deve constar do check-up anual?
 
No dia mundial da saúde, celebrado ontem (7), uma das muitas dúvidas da população é quando se deve começar ir ao médico. Com qual idade - no caso de uma pessoa que não apresenta queixas de dores ou sintomas anormais -, se deve consultar um médico ou fazer um exame específico? A resposta varia, mas, na maioria dos casos, a necessidade de recorrer à medicina para possíveis diagnósticos só acontece depois dos 40 anos.
 
A recomendação geral para pessoas jovens e saudáveis é que visitem um clínico geral uma vez por ano. “Às vezes a pessoa não tem nenhuma reclamação acerca da saúde, mas, fazendo uma consulta detalhada, o médico identifica fatores de risco para ter uma doença”, explica o clínico geral e geriatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, Paulo Camiz. “Uma pessoa que bebe bastante pode apresentar um indicativo de se tornar um alcoólatra, por exemplo”.
 
No calendário que marca a quarta década de vida é o momento de fazer os primeiros exames específicos, como mamografia. Veja quando você deve visitar – ou não – um médico.
 
Especialidades médicas
 
Cardiologista
“Pessoas assintomáticas não precisam se preocupar. Agora, quem quer fazer atividade física, deve passar em um cardiologista para avaliar se tem pressão alta, colesterol ou diabetes”, explica o médico. Segundo ele, não há necessidade de fazer eletrocardiograma, a não ser que a pessoa apresente alguma queixa, como dor no peito, por exemplo.
 
Ginecologista
O ideal, segundo Camiz, é que a menina vá ao ginecologista assim que os primeiros sinais de puberdade vierem à tona, como o crescimento das mamas ou alterações de comportamento. “A mulher passa por transformações e o ginecologista pode aconselhar. Se ela quer começar a vida sexual, o ginecologista a orientará com as formas adequadas de proteção”, explica o médico.
 
Disfunções da tireoide
Esse exame não faz parte de um checkup, a investigação só é feita quando o médico suspeita de algo. “Mas, como qualquer queixa em geral pode ser justificada por algum problema na tireoide, os médicos costumam pedir”, diz o clínico geral.
 
Urologista
Camiz explica que não há idade certa para o homem visitar o urologista, desde que ele não apresente sintomas. O médico ainda explica que até mesmo a importância do exame de próstata está sendo discutida. “Não tem um exame para definir qual é o câncer que vai ser letal ou o que vai ficar com a pessoa a vida inteira, sem prejudicá-la”, diz. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), se posiciona a favor do médico, indicando o exame não mais como medida de saúde pública, mas para aquelas pessoas em que o urologista considera importante que façam. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no entanto, recomenda que o exame seja feito a partir dos 50 anos.
 
Ortopedista
Mais uma vez, não há idade certa para visitar um médico dessa especialidade. “Se a criança tiver um déficit de crescimento, é necessário levá-la, mas o próprio pediatra vai encaminhar”, explica o médico do Hospital das Clínicas.
 
Oncologista
Não é necessário visitar um oncologista, a não ser que a pessoa apresente sintomas ou alguém da família já tenha tido câncer, como de mama e intestino. “Nesses casos, é indicado que a pessoa procure um médico 10 anos antes da idade em que o câncer foi diagnosticado no familiar”, diz o especialista.
 
Exames
 
Colesterol e triglicérides
“Para os homens que não apresentam sintomas, se pede a partir dos 35 anos. Já para as mulheres, aos 45 anos”, explica Camiz. “Agora, se a pessoa tem algum fator de risco, como obesidade ou sobrepeso, se pede em qualquer idade, inclusive em crianças”.
 
Colonoscopia
Camiz explica que a partir dos 50 anos, é necessário que todos se submetam a esse exame, capaz de detectar câncer no intestino. Existem também outros exames que podem complementar, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes.
 
Endoscopia
Não há necessidade, a não ser que a pessoa reclame de dores ou sintomas que a incomodam. Há um mito, porém, de que é preciso fazer endoscopia para detectar se é portador ou não da bactéria H. Pylori. Paulo Camiz explica que a presença dessa bactéria no estômago dos brasileiros chega a 80%, e a grande maioria das pessoas vive muito bem com ela e nem sabe que tem. “Se ficar fazendo pesquisa dessa bactéria, vai falir o sistema de saúde, identificar um número enorme de pessoas que não vão se beneficiar do tratamento. E, se for tratar, vão criar formas resistentes dessa bactéria”, alerta Camiz.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário