Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de abril de 2014

Doenças transmissíveis por vetores matam 1 milhão todo ano

''Pequena mordida, grande ameaça'' é o tema da campanha deste ano; doenças afetam principalmente países pobres
 
Mais da metade da população mundial está sob risco de contrair malária, dengue, leishmaniose, esquistossomose e febre amarela, doenças transmitidas por vetores como mosquitos, moscas e besouros, entre outros. Por ano, mais de um bilhão são infectados e mais de um milhão morrem de doenças transmitidas por estes animais.
 
Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu, para o Dia Mundial da Saúde deste ano, lembrado nesta segunda-feira (7), o slogan “Small bite, big threat”, ou “Pequena mordida, grande ameaça”, em tradução livre. O objetivo é enfatizar a necessidade de prevenção destas doenças. Um relatório fornece inclusive algumas medidas passíveis de serem tomadas por governos, comunidades e mesmo famílias para proteger as pessoas de infecções.
 
Para Margaret Chan, diretora geral do organismo ligado às Nações Unidas, diz que toda agenda preventiva que prioriza o combate aos vetores de doenças infecto contagiosas pode salvar muitas vidas. Muitas vezes intervenções de baixo custo, como redes e sprays de inseticidas podem trazer bons resultados. “Ninguém no século 21 deveria morrer com uma mordida de mosquito, mosca ou carrapato”, escreveu a chinesa em comunicado.
 
Para a OMS, a maior parte dos infectados é de baixa renda, onde ocorre falta de acesso a saneamento básico e aos cuidados para evitar picadas – e também onde os indivíduos costumeiramente possuem baixa imunidade às doenças. A esquistossomose, por exemplo, transmitida por caramujos aquáticos, é a que mais se prolifera, afetando 240 milhões de pessoas no mundo. Apesar disso, ela poderia ser facilmente evitada com saneamento básico e consumo de água tratada.
 
Há ainda outro problema: algumas doenças estão se espalhando pelo mundo por inúmeros fatores, como o desmatamento, migração populacional e práticas agrícolas. A dengue, por exemplo, tão conhecida no Brasil, é atualmente encontrada em 100 países, colocando em risco 40% da população global. Ela já foi detectada na China, Portugal e nos EUA. Na Grécia, casos de malária foram recentemente confirmados depois de 40 anos.
 
Para o Dia Mundial da Saúde, a OMS está dando foco no controle de vetores e na distribuição de água tratada, tratamento de esgoto e higiene – estratégias consideradas chave para a estratégia de erradicação de doenças tropicais entre 2012 e 2020.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário