Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de abril de 2014

Curitiba usa telessaúde para reduzir fila em neurologistas

Sistema de conexão com o HC da UFPR permitiu discussão de 1.092 casos e 150 consultas nos três primeiros meses
 
Três meses após Curitiba adotar o serviço de telessaúde – plataforma que permite aos médicos das unidades básicas trocar informações via web com especialistas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) -, 1.092 casos de pacientes foram discutidos e 150 consultas com neurologistas feitas. Para a prefeitura, o serviço está atingindo o objetivo de aumentar a resolução dos casos na própria unidade básica.
 
Segundo Marta Borges, médica há cinco anos na unidade básica de saúde Vila Feliz, o médico muitas vezes precisa de uma segunda opinião, e que em 20% dos casos o encaminhamento para um neurologista é necessário.
 
Para o neurologista Marcos Lange, do HC, a rapidez na consulta especializada contribuiu na investigação clínica e resolução de muitos casos. Antes do telessaúde, explica, eram registradas 30% de faltas nas consultas, ou desaparecimento dos sintomas quando a data finalmente chegava. Com o sistema, é possível realizar a consulta antes que o caso evolua para algo mais complicado.
 
Com a ferramenta, os profissionais da atenção primária encaminham via e-mail suas dúvidas para especialistas, que têm 72 horas para dar a orientação sobre o caso. A troca tem contribuído para diminuição das filas na neurologia, que agora duram em média duas semanas.
 
Muitas vezes o paciente é encaminhado já com exames mais simples realizados. Em Curitiba foram feitos no período 149 tomografias solicitadas pelo telessaúde, conta Paulo Poli, diretor de atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário