Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 24 de maio de 2014

Entenda a relação entre enxaqueca e ciclo menstrual


Entenda a relação entre enxaqueca e ciclo menstrual Stock.xchng/stock.xchng
Foto: Stock.xchng
No período menstrual, a enxaqueca pode ser acompanhada de
cólicas menstruais, dores nas mamas e oscilações do humor
Alteração nos hormônios estrógeno e a progesterona é responsável pelo incômodo
 
Alguns dias antes do início da menstruação você começa a sentir enjoo, mal estar, dores de cabeça e intolerância à luz e ao barulho. O que muitas mulheres não sabem é que esses sintomas são uma consequência de uma enxaqueca catamenial — dor de cabeça que ocorre durante o ciclo menstrual.
 
A boa notícia é que existem tratamentos. Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, os culpados por esse incômodo são o estrógeno e a progesterona, principais hormônios que regulam o ciclo menstrual.
 
— Esses hormônios sofrem uma oscilação durante a menstruação e por conta do baixo nível de estrógeno no sangue ocorre a enxaqueca catamenial — explica ela.
 
O estrógeno tem a finalidade de controlar os níveis cerebrais de serotonina, o hormônio do bem estar. A partir do momento que o estrógeno cai, os níveis de serotonina diminuem. A redução desse hormônio causa o aumento de uma substância no organismo que provoca a vasodilatação, uma das responsáveis pelas causas da enxaqueca.
 
— No período menstrual, a enxaqueca pode ser acompanhada de cólicas menstruais, dores nas mamas e oscilações do humor— lembra a ginecologista.
 
Pílula anticoncepcional
As mulheres que tomam anticoncepcional não estão livres da enxaqueca. Durante o intervalo do medicamento, ocorre uma diminuição do estrógeno, o que contribui para o surgimento da dor. Em alguns casos, as mulheres necessitam o anticoncepcional na tentativa de evitar a doença.
 
— As que são predispostas à enxaqueca podem optar pelas pílulas que contém a progesterona e sem pausa. Além disso, alguns anti-inflamatórios prescritos dias antes da menstruação podem diminuir os sintomas— sugere a médica
 
Lembrando que as pílulas que possuem uma dosagem hormonal mais baixa são menos associadas à enxaqueca. Outras alternativas incluem realizar atividade física, acupuntura, fisioterapia, massagem, sessões de relaxamento e manter dieta balanceada e hidratação adequada. Se a dor persistir, não deixe de consultar um médico para que ela seja diagnosticada e tratada o quanto antes.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário