Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de junho de 2014

Chegada do inverno aumenta casos de doenças respiratórias; saiba como se prevenir

A estação mais fria do ano começa neste sábado (21). Com o inverno e a queda nos termômetros, aumentam os casos de doenças respiratórias. Gripe, pneumonia, resfriados, rinite, sinusite, bronquite e asma tendem a se agravar nos dias frios. Por isso, saiba como se prevenir e tratar esses problemas
Foto: Getty Images
Especialistas dão dicas de prevenção para resfriados, gripes e pneumonias

A estação mais fria do ano começou neste sábado (21). Com o inverno e a queda nos termômetros, aumentam os casos de doenças respiratórias. Gripe, pneumonia, resfriados, rinite, sinusite, bronquite e asma tendem a se agravar nos dias frios. Por isso, saiba como se prevenir e tratar esses problemas.

Gripe
A gripe é uma doença infecciosa em que o vírus é transmitido no espirro em partículas que são jogadas no ar e contaminam objetos, roupas ou partes do corpo. Por isso, de acordo com o médico Adriano Bueno, é extremamente importante não levar as mãos aos olhos ou boca sem lavá-las, já que o contágio acontece quando existe o contato do vírus com a mucosa.

Para se prevenir, o médico alerta que o ideal, para quem já está gripado, é utilizar máscaras, evitando, assim, a propagação do vírus. Mas outros cuidados básicos, como utilizar álcool em gel e manter as mãos sempre bem lavadas, também podem, e devem, ser tomados por todos, principalmente em locais de grande aglomeração, como estádios de futebol e bares.

― Além disso, a vacina contra gripe, alimentação balanceada, boa qualidade de sono e prática de exercícios regulares contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, o que dificulta o desenvolvimento da doença pelo vírus. Mas caso o contágio já tenha acontecido, medicamentos podem ser utilizados para aliviar os sintomas .

De acordo com Bueno, mesmo com a medicação, é importante ficar atento ao período de permanência do mal-estar, que dura, geralmente, entre dois e quatro dias. Caso os sintomas persistam por mais de sete dias, é necessário consultar um médico, pois a infecção pode ter origem bacteriana ou se tratar de outra doença.

Resfriado
O resfriado muitas vezes é confundido com a gripe por ter sintomas muito semelhantes, porém, de acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, supervisor do pronto-socorro do Instituto Emílio Riba, a gripe é causada pelo vírus influenza e o resfriado, principalmente, pelo rhinovírus. As diferenças giram em torno da agressividade dos sintomas, que são muito mais fortes nos casos de gripe.

Segundo ele, o resfriado costuma surgir lenta e gradativamente, enquanto os sintomas da gripe surgem sempre de forma repentina, “derrubando” a pessoa. Outro aspecto importante é que sintomas como espirro e coriza são quadros típicos de resfriados, e não de gripe.

De acordo com Teixeira, a prevenção dos resfriados são muito parecidas com a das gripes.

― Lavar bem as mãos com água e sabão, usar álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas são as melhores maneiras de evitar o problema,

Pneumonia 
A maioria das pessoas acredita que a pneumonia é uma consequência de uma gripe mal tratada, porém, de acordo com a infectologista Rosana Richtmann, presidente da SBI (Sociedade Paulista de Infectologia), nem sempre isso é verdade.

― A maioria das pneumonias não é consequência da gripe. Pelo contrário, ela é causada por uma bactéria conhecida como pneumococo e a gripe por vírus, sendo o influenza o mais relevante. No entanto, ambas podem ser contraídas por meio de contato interpessoal

Prevenção
De acordo com o pneumologista Pedro Genta, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, manter ambientes ventilados, higienizar as mãos de maneira correta e com frequência regular são medidas eficientes para não sofrer com a doença no inverno.

―Além disso, a vacina de gripe e pneumonia é um aliado muito eficaz na prevenção do problema.

Rinite, sinusite, bronquite e asma
Nesta época, o tempo fica mais seco propiciando uma piora na qualidade do ar, facilitando o aumento da propagação de vírus e bactérias. Além disso, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição do ar se tornam também motivos de preocupação. Todos esses fatores facilitam o surgimento de doenças respiratórias como bronquite, asma, rinites e sinusites.

De acordo com o médico Jorge Huberman, existem algumas maneiras de se prevenir contra a evolução destas condições.

― Além de manter os ambientes arejados para evitar a disseminação de vírus, a limpeza dos ambientes também é importante. Eles devem estar livres de sujeira e poeiras, fatores que aumentam a probabilidade de crises alérgicas. Outra recomendação é a ingestão de líquidos em maior quantidade e uma alimentação saudável, com frutas, legumes, e verduras .

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário