Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de junho de 2014

Sem cura, asma pode ser controlada, afirma especialista

Thinkstock
Neste sábado (21), comemorou-se o Dia Nacional de Combate à Asma

Falta de ar, tosse e chiado no peito são alguns dos sinais da asma. No Dia Nacional do Combate à Asma, comemorado ontem (21), o alergista e imunologista Fabio Castro, chamou a  atenção para o problema e alerta que o paciente deve ficar atento aos sintomas.

No mundo, quase 250 milhões sofrem com o problema. No Brasil, estima-se que 10% dos adultos e 20% das crianças e adolescentes sofrem com esta condição. Apesar de o acesso a medicamentos estar mais fácil, o tratamento da doença não é feito corretamente, o que coloca a vida dos pacientes em risco.

― Podemos classificá-la pela gravidade e controle, variando entre crises leves e esporádicas até sintomas mais intensos e muito frequentes. Há também uma diferenciação com relação ao seu aparecimento e foco alérgico. A asma pode surgir na infância ou na fase adulta, com componente alérgico e não alérgico, podendo evoluir de forma mais grave se não tratada adequadamente.

Segundo o especialista, a asma não tem cura, mas pode ser controlada ao evitar o contato com os agentes desencadeadores da asma, fazer a técnica inalatória correta, e realizar consultas periódicas com um especialista.

― Para tratar da condição é essencial que o paciente tome os medicamentos que o especialista receitar. Além disso, para os casos mais graves e com presença de componentes alérgicos, em que não se atinge o controle da doença com o tratamento otimizado, existe a indicação de uma terapia anti IgE, anticorpo responsável por iniciar as reações alérgicas.

Ainda segundo Castro, "também é importante tratar as condições que podem levar ao não controle da asma, como a rinite alérgica e o refluxo gástrico."

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário