Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de junho de 2014

‘Pílulas de tomate’ afastam doenças cardíacas

Foto: Reprodução
Pílulas de Tomate
Teste com 72 adultos mostrou melhora no funcionamento dos vasos sanguíneos
 
Uma “pílula de tomate” ao dia pode afastar doenças cardíacas, segundo um estudo que reuniu pesquisadores da Universidade de Cambridge, a empresa CamNutra (que produziu as pílulas), a Fundação Britânica do Coração e o Instituto Nacional de Pesquisa de Saúde.
 
Os testes usaram as “pílulas de tomate” e placebo em 72 adultos e constatou uma melhora no funcionamento dos vasos sanguíneos, mas especialistas dizem que mais estudos são necessários para provar a eficácia das pílulas.
 
Os pesquisadores partiram das evidências de que a dieta Mediterrânea, rica em tomates (assim como azeite, vegetais e peixe) melhoraria o funcionamento do coração — e é muito mais fácil tomar uma pílula do que seguir uma dieta.
 
Com esta meta, a equipe recrutou 36 voluntários com problemas cardíacos e 36 pessoas saudáveis para o grupo de controle. Todos tomavam diariamente uma “pílula de tomate” ou placebo. Para garantir a lisura do processo, nem os voluntários nem os pesquisadores sabiam quem tomava o quê até o fim do processo, que durou dois meses.
 
Para efeito de comparação, os pesquisadores mediram algo chamado fluxo sanguíneo no antebraço, que é preditivo de risco cardiovascular futuro porque os vasos sanguíneos estreitados podem levar a ataques cardíacos e derrames. Nos pacientes com doença cardíaca, o fluxo de sangue melhorou significativamente no antebraço com a “pílula de tomate”, enquanto que com o placebo não houve efeito. O suplemento não teve efeito sobre a pressão arterial, a rigidez arterial ou dos níveis de gorduras no sangue, no entanto.
 
O pesquisador Joseph Cheriyan, que liderou o estudo, publicado na revista PLoS One disse que os dados são promissores, mas “nenhuma pílula substitui outros tratamentos, embora possa acrescentar benefícios junto com outros medicamentos.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário