Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ex-funcionário da Novartis é detido por possível falsificação de resultados

Foto: Reprodução
O medicamento é distribuído em mais de cem países
Um ex-funcionário japonês do grupo farmacêutico suíço Novartis foi detido nesta quarta-feira por suspeitas de que falsificou resultados clínicos para exagerar os efeitos benéficos de um medicamento contra a hipertensão
 
Segundo um porta-voz da procuradoria japonesa, Nobuo Shirahashi, de 63 anos, foi detido em relação com o escândalo que explodiu no ano passado, quando duas universidades japonesas denunciaram a manipulação de resultados clínicos sobre o medicamento contra a hipertensão Diovan (ou Valsartan).
 
Um pesquisador da Novartis participou das análises ocultando sua ligação, e manipulou os resultados para afirmar que o medicamento era eficaz contra a hipertensão arterial e também contra a angina e os ataques cerebrais.
 
A Novartis Pharma se valeu destes resultados para divulgar o produto, comercializado sob o nome de Diovan no Japão, onde gera todos os anos mais de 100 bilhões de ienes em receitas (1 bilhão de dólares). O medicamento é distribuído em mais de cem países.
 
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário