Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 13 de julho de 2014

Veja cuidados para evitar problemas de visão durante o esporte

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
Foto: Divulgação / Visão
Lesões oculares são frequentes na prática de modalidades com impacto 

A Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) adverte os cidadãos sobre as atitudes que devem ser tomadas para prevenir problemas de visão relacionados à prática de esportes.

O diretor de Tecnologia da Informação da entidade, Daniel Montenegro, disse que, de modo geral, os impactos oriundos da prática esportiva podem provocar traumatismos, quase sempre originados de contusões.

— É importante que se proteja os olhos, principalmente se forem esportes de impacto, pois são órgãos frágeis e alguns problemas podem ocorrer devido a esses traumas— esclarece.

As adversidades vão desde processos inflamatórios simples, muitas vezes de resolução espontânea, até descolamentos de retina, cujo prognóstico é, muitas vezes, reservado, dependendo da forma como ocorrem. 

Em esportes como vôlei de praia e futevôlei, por exemplo, Daniel Montenegro sugere que os atletas usem óculos de sol com proteção contra raios ultravioleta. A nocividade da radiação pode atingir desde a superfície dos olhos até a retina e provocar uma série de doenças. 

No futebol, deve-se estar atento as cabeçadas dadas em momentos de disputa de bola durante as partidas, já que podem provocar - nos pacientes que têm predisposição, como os míopes - descolamento de retina. Para os que possuem miopia, o médico indica a necessidade de exames oftalmológicos para saber se existe alguma lesão que predisponha ao problema. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam os traumas na região dos olhos como principal causa de cegueira unilateral, com os esportes tendo destaque em boa parte dos episódios. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pessoa é atendida com lesão nos olhos a cada 13 minutos depois de partidas de beisebol e basquete, entre outras modalidades. 

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário