Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Melhoras espetaculares são observadas em crianças com eczema depois da terapia com gaze úmida

Gaze umidecida
Está aumentando o número de meninos com dermatite atópica, frequentemente referida como eczema. Há quem estima que um em cada cinco meninos nos Estados Unidos padece agora este transtorno cutâneo doloroso e pruriginoso
 
Com o objetivo de controlar seus sintomas, são prescritos a muitos meninos fármacos potentes, como imunodepressores ou corticosteroides tópicos.
 
- Estes medicamentos podem ser eficazes, mas também podem ser um motivo de preocupação para muitos pais, sobretudo quando se utilizam a longo prazo», disse o Dr. Mark Boguniewicz, um alergologista pediatra e imunologista no National Jewish Health em Denver. ‘Muitas famílias se preocupam com os efeitos secundários que estes fármacos possam ter na pressão arterial de seu filho, ou em seus ossos e rins’, disse Boguniewicz. ‘O problema é que não se dispõe de muitas alternativas eficazes’.
 
Para tentar descobrir opções de tratamento mais simples e mais inócuas, pesquisadores do National Jewish Health avaliaram um enfoque conhecido como terapia de gaze úmida (wet wrap therapy). Descrita inicialmente 1987, esta terapia poucas vezes foi estudada e nunca foi utilizada como tratamento normalizado em meninos com dermatite atópica. «Cabe esperar que isto esteja por mudar”, disse Boguniewicz.
 
A técnica consiste em apenas alguns passos simples. Em primeiro lugar, a criança é colocada  em uma banheira com água morna durante 20 minutos. Depois de retirar o menino da banheira, rapidamente se aplicam medicações tópicas nas zonas eczematosas e cremes ou unguentos na pele enquanto ela pele ainda esta úmida. Depois, o menino é coberto imediatamente com prendas ou gazes úmidas para manter a umidade, e posteriormente roupa seca. Depois de pelo menos duas horas é retirada a roupa.
 
Criança com eczema
Aparentemente é um método relativamente simples e direto, mas um novo estudo cujos coautores foram Boguniewicz, Noreen Nicol, PhD e Mary Klinnert, PhD, e publicado no número de julho do Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice mostra que pode ter efeitos profundos.
 
Depois de ser tratados por equipes de atendimento à saúde no National Jewish Health, os meninos que receberam o tratamento intra-hospitalar apresentaram uma redução média dos sintomas de 71%, mantiveram uma pele saudável um mês depois de retornar a sua casa e, talvez o que é mais importante, conseguiram isto sem ter como base unicamente os medicamentos que no geral são receitados para estes pacientes.
 
‘Adotamos uma espécie de enfoque de intensificação e redução na atenção a seus sintomas neste estudo’, disse Boguniewicz. – Aplicaríamos gazes úmidas duas a três vezes ao dia, dependendo da gravidade do caso, depois reduziríamos gradualmente a terapia e só trataríamos as zonas afetadas à medida que transcorresse o tempo’, disse Boguniewicz. – ‘Depois de aproximadamente quatro dias vimos melhoras espetaculares’.
 
No total, 72 crianças participaram do estudo, o mais extenso que se efetuou sobre a terapia de gaze úmida, e pela primeira vez seus transtornos foram quantificados quanto a sua gravidade utilizando medições da qualificação SCORAD (qualificação da dermatite atópica) e ADQ (AD Quickscore). Os casos mais graves receberam uma qualificação de 50 e mais, os casos moderados se classificaram entre 25 e 49 e os casos leves foram os que tiveram uma qualificação de menos de 25.
 
‘Quando esses meninos alcançaram sua qualificação média foi cerca de 50, de maneira que eram casos graves’, disse Boguniewicz. ‘Quando eles receberam a alta, sua qualificação média foi inferior a 15. Esta classe de melhoria, em tão curto tempo, foi muito espetacular’, disse.
 
Uma menina de 4 anos de Indianápolis, IN, foi uma das crianças que participou do estudo. Ela recebeu o diagnóstico de eczema apenas quatro meses depois que nasceu e sua mãe Heather diz que foram a vários médicos e especialistas para tratar de encontrar alívio. ‘Parecia que quantos mais médicos víamos, mais medicamentos adicionávamos’, disse Karazim. ‘Chegou um momento em que nossa filha estava tomando alguns corticosteroides muito potentes e ainda nada estava resolvendo o problema’.
 
Em 2012, a paciente foi transferida para o National Jewish Health, e sua mãe se ofereceu como voluntária para o estudo com gaze úmida. ‘Foram de muito trabalho as duas semanas que estivemos no National Jewish Health, mas valeu a pena”, disse. ‘O tratamento simplesmente é congruente, e a melhor parte é que pudemos evitar uma boa quantidade dos medicamentos quando recebemos a alta e foi estabelecido um novo ponto de referência para ela’, disse Karazim.
 
Contudo, o Dr. Boguniewicz adverte que há uma técnica que deve ser levada para a prática para que funcione a terapia de gaze úmida. ‘Isto não pode ser tentado simplesmente sem a ajuda profissional; a utilização excessiva pode ser mais prejudicial que satisfatória’, disse. ‘Primeiro terá que familiarizar-se com o conceito em nossa página Web e falar com um especialista em torno do mesmo. Contamos com muito material que pode ajudar a determinar se esta é a abordagem correta para seu filho’, disse.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário