Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Chupeta x dedo: o que os especialistas dizem

Thinkstock Photos
Especialistas respondem sobre a chupeta x dedo
Confira as orientações para lidar com os hábitos das crianças
 
Se por um lado ele atrapalha o desenvolvimento da fala e dentição, por outro ajuda a criança a se acalmar e induz o sono. O hábito de chupar chupeta ou o dedo é muito comum na vida dos pequenos e costuma deixar os pais repletos de dúvidas sobre o assunto.
 
De acordo com especialistas, a chupeta e o dedo funcionam como uma “válvula de escape” para momentos de nervoso e ansiedade dos bebês, que usam a sucção para se acalmarem. Se utilizados em momentos específicos e sem exageros – no máximo até os três anos de idade - o recurso pode ser eficaz. Os problemas só começam a surgir quando a criança não tem controle sob o hábito.
 
Segundo a ortodontista Soraya Prioste Barbieri, a criança que usa chupeta em excesso ou leva demasiadamente o dedo à boca pode comprometer a respiração, deglutição, mastigação, fala e arcada dentária. “Isso pode acarretar em deformidades de maior ou menor proporção, dependendo da frequência e intensidade da sucção”, diz.

Leia também:

Chupeta ajuda bebê a sugar e reduz morte súbita

O dossiê da chupeta

Amamentar na primeira hora de vida reduz uso de chupeta

Alerta: Pinpon faz recall de chupeta

Limpar chupeta com saliva dos pais pode prevenir alergias em bebês, diz estudo

Empresa faz recall de chupeta por risco de engasgamento

 
Por não ser um produto oferecido à criança, o dedo causa maiores preocupações aos pais. Às vezes, o hábito de chupar o dedo vem desde o útero da mãe e persiste após o nascimento. Mas para que a prática não cause males ao desenvolvimento do filho, é necessário monitorar a criança e oferecer a ela outras atividades com as mãos. Assim, ela vai descobrir outras formas de recuperar a calma e largar o vício.
 
Thinkstock Photos: Muitos bebês começam a chupar o dedo já
 no útero da mãe. A sucção ajuda a acalmar os pequenos
Chupeta ou dedo, o que é melhor?
Essa dúvida gera constantes discussões entre os pais. Deixar a criança chupar chupeta ou o dedo tem alguma vantagem? Para Renata Di Francesco, otorrinolaringologista, ambos são prejudiciais. “No entanto, a chupeta é mais fácil de ser retirada do que o dedo, uma vez que pode ser afastado”, explica.
 
Para ajudar você neste processo nem sempre tranquilo, confira algumas orientações das especialistas para fazer seu filho deixar de lado a chupeta e o dedo:
 
- Até os três anos de idade a criança pode utilizar a chupeta como método de se acalmar ou dormir, desde que oferecida apenas nestas ocasiões. Deixar o recurso à disposição sempre que o filho solicitar desenvolve dependência e dificulta o abandono da chupeta.
 
- Uma boa forma de limitar o uso da chupeta é diminuir a oferta. Evite comprar mais de uma e deixe o pequeno em contato com o acessório apenas na hora de dormir.
 
- Por ser um hábito que pode vir desde a barriga da mãe, os pais devem observar quando a criança leva o dedo à boca. Assim que acontecer, retire o dedo delicadamente – se o filho for ainda bebê você pode substituir pela chupeta, caso ache necessário.
 
- Para ajudar a criança a esquecer de chupar o dedo, ofereça atividades interessantes como desenhar ou montar brinquedos.
 
- Busque sempre as chupetas ortodônticas, que possuem uma parte achatada, a fim de estimular a ponta da língua. Estreitas no resto do corpo, ela ajuda a fazer os lábios do bebê se tocarem. Se não forem utilizadas em exagero, elas não prejudicam o desenvolvimento da criança.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário