Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Você é maníaco por alimentação saudável? Isso pode ser uma doença

alimentacao-saudavel-ortorexia-el-hombre
Existem alguns estudos sobre a doença da alimentação saudável
A ortorexia é um distúrbio alimentar caracterizado pela fixação por hábitos alimentares saudáveis e está crescendo a cada dia

Suki Zoe é uma mulher que trabalha com limpeza de cólon (parte do intestino) e toma sua própria urina todos os dias, já que, por conter informações sobre o que está acontecendo com o seu corpo, o líquido lhe informa se seu organismo está balanceado nutricionalmente. A mulher não cozinha absolutamente nada, come tudo cru, não se alimenta em restaurantes e diz que é possível viver muito bem só de suco de vegetais: “As pessoas iriam se sentir melhor se não comecem pão e laticínios”.
 
Essa é uma realidade parecida com a de Kate, mãe de três crianças que nunca experimentaram algo que fosse cozido ou industrializado. Quando questionada como os filhos reagem quando vão a casas de amigos e lhes é oferecido, por exemplo, um sanduíche de queijo a mãe responde: “Eu acho que eles nem sabem o que é isso”.
 
Essas duas histórias fazem parte do curta-metragem Health Food Junkies (Viciados em Alimentos Saudáveis). Lá é relatada a vida de quatro pessoas que comem apenas vegetais e necessariamente crus (cruvidorismo). Apesar de todas alegarem ser e se sentir extremamente saudáveis, manter um controle excessivo sobre a alimentação pode ser prejudicial.
 
Esse é um hábito entendido como um distúrbio alimentar (assim como a bulimia ou a anorexia) hoje em dia e tem até nome: ortorexia nervosa. O médico americano Steven Bratman foi quem criou o termo em 1998 e, três anos mais tarde, lançou o livro que inspirou o nome (e o tema) do filme citado acima.

Leia também:

Conheça oito alimentos que podem aumentar o risco de câncer

18 maneiras de seguir uma alimentação saudável

A alimentação saudável do paciente com câncer

Alimentação, atividade física e controle do peso são fundamentais para prevenir o câncer

Diabetes: má alimentação e estilo de vida são vilões da doença

 
Em praticamente todos os textos de alimentação nós chamamos a atenção para a importância desse hábito em nossas vidas. Já falamos sobre os malefícios do colesterol, sobre a realidade negativa do fast-food, sobre os perigos do açúcar, sobre o porquê de evitar frituras, sobre os benefícios de uma mastigação consciente, sobre como a fibra te auxilia, enfim, nosso objetivo é oferecer ferramentas para que as pessoas possam se sentir incentivadas a melhorar em qualidade a alimentação.
 
Mas, por favor, não pire.

Pessoas com ortorexia costumam analisar com detalhes absolutamente tudo o que compram; não comem nada que seja feito por outra pessoa por não saber se o modo de preparo saudável foi seguido (por isso não vão a restaurantes e lanchonetes); não comem algo que consideram “ruim” de forma alguma; pensam no conteúdo nutricional dos alimentos a todos os instantes; e muitas vezes se isolam do convívio social por conta da dificuldade de se adaptar às exigências da rotina cotidiana e ao julgamento alheio.

Suki diz sentir falta de tomar um café ou um drink e relata ter perdido a vida social. Também revela que não namora ninguém que come hambúrguer, toma cerveja ou coisas do tipo pois, para ela, essas pessoas cheiram mal.

A ortorexia ainda não é reconhecida como um diagnóstico no DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), onde estão catalogadas as doenças psíquicas, mas já foi alvo de diversos estudos científicos que corroboram a tese de Steven Bratman.

A grande preocupação com as pessoas que apresentam sinais do distúrbio alimentar é a deficiência nutricional. Por se livrar de alimentos considerados impuros, muitas vezes esses indivíduos excluem substâncias essências para a homeostase do organismo e se tornam anêmicas.

Mas o problema não é apenas fisiológico – com a questão do isolamento social os prejuízos podem englobar também o aspecto psicológico. O fato de ter que explicar a toda hora a sua opção por essa dieta e ter que analisar detalhadamente cada refeição faz com que os ortoréxicos acabem reduzindo a vida social, como já foi citado. Portanto, o que era para ser um hábito saudável se torna doentio.

A mensagem que fica é: cuidado com os ideais da alimentação saudável. Com o crescimento da indústria do fast-food, do uso de agrotóxicos, da preferência por alimentos transgênicos, da produção de comidas com corantes, conservantes, gorduras trans, sal e açúcar em excesso, os defensores das comidas orgânicas e de dietas como as vegetarianas, veganas ou crudívora apareceram em grande número.

Por ser um aspecto essencial para o nosso organismo se manter equilibrado, a alimentação merece toda nossa atenção. Mas isso não significa que devemos aderir ingenuamente à primeira dieta que nos parecer mais cool. Pesquise, se informe e, acima de tudo, opte pelo caminho do meio. Sempre o caminho do meio.

El Hombre

Nenhum comentário:

Postar um comentário