Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Médicos alertam: prevenir é o segredo para evitar o agravamento de doenças

Divulgação Ministério da Saúde
Exames de rotina são indispensáveis para a sua saúde
 
Sua saúde vai bem? Se você respondeu "não sei", cuidado. Você pode pertencer ao grupo de pessoas que só vai ao médico quando tem dor. Ou então pensa que hemograma e colesterol são palavras da rotina de seus avós.

Os médicos alertam: prevenir é o segredo para evitar o agravamento de doenças ou casos mais graves como infarto e câncer . Por isso, o check-up é tão importante. A palavra inglesa é usada pela Medicina como sinônimo de avaliação da saúde com consultas e exames.

_ O diagnóstico e tratamento precoce fazem com que a pessoa viva normalmente. Descobrir certas doenças em estágio avançado faz com que o tratamento careça de eficácia e o quadro se torne impossível de reverter, na maioria das vezes _ alerta o infectologista Fábio Lopes Pedro.

Aliado ao check-up, os médicos reafirmam o que nós sabemos e achamos desculpas para não colocar em prática: atividade física e alimentação equilibrada são a base de tudo.

_ As pessoas veem o check-up como solução. Na verdade, não é. De nada adiante fazer uma bateria de exames e não ter uma alimentação saudável, ser tabagista e não fazer exercícios _ afirma clínico geral Danier Renato Reisdorfer.

O médico reafirma a importância do acompanhamento de um médico ao longo da vida. É esse profissional quem vai avaliar necessidade de exames complementares e fará investigação do histórico familiar do paciente.
 
Batalha do câncer vencida
A nutricionista Suelem Viega, 32 anos, combateu uma das doenças que mais amedrontam as mulheres graças ao autoexame. Praticante de exercícios e da boa alimentação e sem histórico familiar, ela percebeu um nódulo benigno na mama, aos 27 anos.

Depois de retirar um quadrante da mama e fazer quimio e radioterapia, aos 30 anos um caroço maligno apareceu na mamografia. A decisão foi remover as duas mamas:

_ Sempre digo que o jovem deve se observar e fazer os exames de rotina. Existe, sim, câncer aos 20 anos. É preciso ficar alerta. Passar por isso quando se é jovem, é difícil. Mas é mais fácil quando se descobre cedo.

Leia também:

Viajar pede cuidados com vacinas e doenças infecciosas

Check-up: o que é e quando fazê-lo

Saúde fica em segundo plano durante a adolescência, alerta especialista

Check-ups têm modalidades cada vez mais específicas

Você fez seu check-up esse ano? Veja a importância


Os exames para cada idade
Para o infectologista Fábio Lopes Pedro, o acompanhamento nos primeiros cinco anos de vida é a base para a prevenção de anemias. Visitas periódicas ao pediatra e carteira de vacinação em dia são fundamentais para manter doenças afastadas. Obesidade infantil, diabetes e risco de desenvolvimento de colesterol alto podem ser previstos por exames laboratoriais.

Na adolescência, vale redobrar atenção em relação ao consumo de álcool e drogas, distúrbios na alimentação e, principalmente, às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

_ Nas mulheres, é muito importante ter um acompanhamento ginecológico desde cedo. Se possível, antes do início da vida sexual_ afirma o clínico geral Danier Avello.

A partir dos 20 anos, a pessoa deve ficar atenta ao histórico familiar e aos fatores de risco ligados às doenças. A partir dos 40 anos, homens e mulheres passam a ter uma abordagem diferente.

E quando a melhor idade chegar, a quantidade de exames será maior e idas ao médico mais frequentes. Mas isso não pode nem deve ser sinônimo de doença. Apenas significa que o organismo precisa de atenção especial.

Em todas as etapas, o ideal é manter o check-up em dia.  Ao lado, você confere a lista básica de cuidados para sua idade:
 
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário