Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Casos de intoxicação alimentar crescem 122% no HCor, em 5 anos

O número de pacientes com intoxicação alimentar atendidos no Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, cresceu 122% entre os anos de 2009 e 2013, passando de 280 casos para 624 a cada ano
 
Para Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor, isso decorre principalmente do fato das pessoas estarem comendo cada vez mais fora de casa.
 
“As pessoas estão comendo cada vez mais fora de casa e sem os cuidados devidos. Isso pode representar a origem de muitas contaminações”, disse Magnoni, responsável pelo levantamento. “A falta de tempo para cozinhar, a distância entre local de trabalho e residência, além da crescente oferta de restaurantes por quilo, fast food e outros influenciam nesse padrão de comportamento”, acrescentou.
 
Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostram que, entre 2011 e 2012, ocorreram 307 surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) em todo o estado, sendo que 282 deles foram casos de diarreia. Segundo a secretaria, considera-se surto quando uma ou mais pessoas apresentam a mesma doença após ingerirem água ou alimento da mesma origem.
 
Para evitar a intoxicação alimentar, o hospital orienta as pessoas que costumam comer fora de casa para que procurem estabelecimentos limpos e que evitem comer alimentos de origem animal na forma crua. Também é importante verificar se os alimentos em buffets estão adequadamente refrigerados e  evitar comer cremes e molhos para salada que não estejam sob refrigeração e sobremesas e bolos com recheios cremosos a base de leite e ovos. 
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário