O banho de assento é um procedimento bastante antigo e eficiente, fornece condicionamento preventivo e terapêutico para vários problemas de saúde, servindo para tratar ou complementar o tratamento de doenças que afetam a região íntima das mulheres ou dos homens
Para que servem os banhos de assento?
Os banhos de assento atuam sobre a circulação sanguínea e o metabolismo, favorecendo o regulamento da temperatura corporal; alivia sintomas de dor, trata hemorroidas, pode ser utilizado após procedimentos cirúrgicos, como a episiotomia; coceira vaginal, ardência ou corrimentos; cistite e infecção urinária, herpes genital e outros problemas de saúde.
Como fazer o banho de assento?
O banho de assento é muito fácil de fazer e pode ser feito na banheira ou em uma bacia grande. Para um bom banho de assento, é recomendado colocar os ingredientes necessários dentro da banheira ou bacia devidamente limpa com álcool e permanecer sentado(a) dentro desta bacia durante alguns minutos, em uma quantidade de água morna suficiente para cobrir a área afetada.
O banho de assento é aplicado na região pélvica, parte das coxas e baixo ventre. Dependendo daquilo que se pretende tratar, o banho de assento pode ser quente, frio ou alternado (quente e frio). Confira a seguir algumas receitas de banhos de assento, dependendo do problema de saúde a ser tratado.
Receitas de banhos de assento
Para coceira vaginal, ardência ou corrimentos
- Coloque 1 litro de água morna e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca numa bacia e sente-se dentro desta por cerca de 20 a 30 minutos
- É feito o banho de assento frio, com água fria a cerca de 10ºC.
- Deve ser um banho rápido, de não mais de 5 minutos e o enxágue deve ser imediato.
- Este tratamento deve ser feito pela manhã e ao deitar, durante 30 dias.
- Numa bacia, coloque três litros de água morna e duas colheres de sopa de vinagre de maçã.
- Misture bem e sente-se nela por 20 ou 30 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário