Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de novembro de 2014

Brasil poderá ter quase 70 mil novos casos de câncer de próstata em 2014

Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Ontem foi comemorado o Dia de  Combate ao Câncer de Próstata, entenda o que é a glândula e como protegê-la
 
Brasileiros que chegam aos 50 anos devem ficar atentos à prevenção do câncer de próstata, mas não estão dando a devida atenção ao tema. Foi o que revelou uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia. A população masculina entre 50 e 70 anos já soma 30,6 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). E são os homens dessa faixa etária  que formam o grupo de risco a desenvolver câncer de próstata.
 
– Somente em 2014, o Brasil poderá ter 69 mil novos casos. Esse número tem crescido a cada ano. O problema é que o homem brasileiro não busca informação ou não quer falar sobre o problema e quando procura um médico já está em estágio avançado da doença – aponta Fernando Maluf, oncologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
 
No sul e sudeste, estimam-se mais de 12 mil vítimas da doença.
 
– Essas duas regiões são as mais populosas do país, mas também há suspeitas de que a dieta comum e o aumento da obesidade sejam responsáveis por esse número crescente de casos – diz o médico.
 
Por isso, quem chega aos 50 deve colocar como tarefa obrigatória o check-up da saúde. Exame de toque, de sangue, colesterol, pressão e glicose têm que estar na lista para que seja feito um rastreamento apurado de diferentes tipos de doença.
 
– Um em cada seis homens pode ter câncer de próstata. Esse é um número preocupante – destaca Maluf.
 
O oncologista lista os sintomas de quem o câncer pode ter chegado à glândula: aumento da próstata, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e jatos de urina menos potentes.
 
– Exercícios, dieta adequada e exames anuais depois dos 50 são fundamentais para tratar o câncer de próstata precocemente.
 
Confira cinco curiosidades sobre a próstata:
 
1. É uma glândula exclusiva do sistema genital masculino localizada abaixo da bexiga.
 
2. Produz substâncias que tornam o sêmen mais fluido, o que facilita o deslocamento dos espermatozóides.
 
3. A próstata aumenta de tamanho em cerca de 90% dos homens adultos com mais de 40 anos, mas de forma benigna.
 
4. Não é possível fazer autoexame de próstata. O exame de toque retal deve ser feito por um urologista e dura, no máximo, dois minutos.
 
5. O exame de sangue antígeno prostático específico (PSA) é complementar, mas não consegue diagnosticar sozinho qualquer problema com a glândula. Esse exame mede uma proteína que só a próstata produz e que se eleva consideravelmente nos casos de câncer.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário