Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dormir pouco ou dormir mal , pode aumentar a pressão arterial de adolescentes

Sabemos que existe uma forte relação entre a  síndrome da apneia obstrutiva do sono e a hipertensão arterial
 
A apneia do sono ,  caracteriza-se pela presença de roncos , episódios de apeia ( pausas respiratórias ) e sonolência diurna. Cerca de 50% dos hipertensos , apresentam algum grau de apneia do sono.
 
No entanto , não  parece ser necessário que haja um quadro clássico de apneia do sono , para que a pressão arterial se eleve. Essa é a constatação de pesquisadores de Cleveland ( Estados Unidos ). Os autores deste recente estudo , pesquisaram a qualidade do sono ( através de polissonografia ) e a pressão arterial ( medida algumas vezes , durante dois dias consecutivos )  em 238 adolescentes , com idades que variavam  de 13 a 16 anos .
 
Os pesquisadores , ao confrontarem  os dados obtidos nos exames de polissonografia com as medidas da pressão arterial  , concluíram que os adolescentes que apresentavam um sono ineficaz ( menos de 85% de eficácia avaliada pela polissonografia ) ou um sono de curta duração ( inferior a seis horas ) , apresentavam níveis de pressão arterial acima do desejado ( a chamada pré-hipertensão ) para o seu sexo e a sua altura.
 
Os achados deste estudo não parecem ser explicados por outros fatores , como o peso , nível socioeconômico , presença de apneia e de outras doenças. Os autores enfatizam que um quarto dos participantes desse estudo , apresentavam um sono ineficaz ou de curta duração , salientando ainda , que os adolescentes com distúrbios do sono previamente conhecidos ou portadores de outras doenças , foram excluídos da amostra estudada.
 
As causas deste sono inadequado , são desconhecidas . Na amostra do estudo , a presença de asma , efeito de cigarro ou do café , causas comuns de sono inadequado , não foram observados. Os autores concluem afirmando que , a prevenção da hipertensão arterial, não de envolver apenas a manutenção de um bom peso , hábitos alimentares adequados ou a prática de exercícios físicos  mas , também , a manutenção de um sono adequado.
 
Fonte:Circulation ( 2008 )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário