Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

9 problemas que o fumo passivo causa nas crianças

As doenças respiratórias estão no topo da lista, mas a inalação da fumaça do cigarro pode provocar outros prejuízos, como comportamento agressivo e perda auditiva
 
Agora é lei: a partir desta quarta-feira (03), fica proibido fumar em locais fechados, públicos e privados. A medida, que é válida em todo o território nacional, segue o exemplo de determinações vigentes em vários países do mundo e em diversos Estados e municípios brasileiros que já têm legislação sobre o assunto. A Lei Antifumo proíbe também os “fumódromos”, locais reservados aos fumantes, e a propaganda comercial de cigarro.
 
Além de desencorajar o tabagismo, a nova lei visa diminuir os prejuízos do cigarro em uma parcela da população que sofre as consequências do fumo sem ter optado pelo hábito: o fumante passivo.
 
De acordo com o professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein Joaquim Carlos Rodrigues, qualquer contato com a fumaça do cigarro pode ser considerado fumo passivo.
 
“O feto pode receber produtos do tabaco pela placenta da mãe que é fumante. E a criança exposta aos familiares fumantes no domicilio, em qualquer ambiente onde a fumaça pode ser inalada ou deixar resíduos, incluindo as vestimentas dos pais ou cuidadores, também é atingida pelo fumo passivo”, explica.
 
E não são poucas as crianças expostas ao cigarro. “Fizemos um estudo localizado em Porto Alegre que mostra que de 30% a 50% dos domicílios com criança em idade escolar têm algum fumante.
 
Além disso, a pesquisa aponta que 20% das gestantes fumam durante a gestação”, afirma o pneumologista pediátrico Paulo Pitrez, diretor do Centro Infantil do Instituto de Pesquisas Biomédicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados alarmantes. Segundo a entidade, 40% das vítimas do fumo passivo no Brasil eram crianças.
 
Conscientização
Os problemas mais comuns apontados pelos médicos são as doenças respiratórias, como asma, tosse crônica e chiado no peito recorrente. Mas, mesmo diante de explicações e orientações dos profissionais, nem sempre os fumantes se conscientizam sobre os prejuízos que seus hábitos podem causar nas crianças.
 
“Diversos fatores desencadeiam doenças respiratórias nas crianças e o fumo é um deles. Muitos pais fumam perto dos filhos que apresentam problemas respiratórios e, mesmo assim, se negam a entender que contribuem para a doença do filho. É complicado explicar que eles estão fazendo mal aos próprios filhos, eles não admitem”, afirma Christine Tamar, pediatra especialista em pneumologia pediátrica e Chefe do Serviço de Pediatria do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN).
 
Apesar da vontade quase inevitável de culpar o fumante por seus hábitos ruins, Maria de Fátima B.
 
Pombo March, do departamento de Pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, pede calma e lembra que o tabagismo é uma doença. “Devemos entender que o fumante precisa ter acesso a ajuda médica e psicológica para abandonar o vício, pois muitos se conscientizam do problema, mas não conseguem evitá-lo por conta própria”, ressalta.
 
Agradecimentos: Paulo Pitrez, pneumologista pediátrico e diretor do Centro Infantil do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS; Joaquim Carlos Rodrigues, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein; Christine Tamar, pediatra especialista em pneumologia pediátrica e Chefe do Serviço de Pediatria do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN); Maria de Fátima B. Pombo March, do departamento de Pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
 
Veja, na galeria de fotos, nove problemas apontados pelos especialistas consultados pelo Delas que o fumo passivo causa nas crianças:
 
- Doenças respiratórias: tosse crônica, chiado no peito recorrente, asma e pneumonia são exemplos de problemas que o cigarro pode desencadear ou piorar
 
- Crianças expostas ao fumo passivo têm cinco vezes mais chance de sofrerem da Síndrome da Morte Súbita Infantil
 
- De acordo com um estudo canadense, crianças expostas ao cigarro podem apresentar mudanças de comportamento, se tornando mais agressivas e antissociais
 
- Estudo feito pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo mostra que crianças expostas ao fumo passivo podem apresentar problemas auditivos
 
- Estudo da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, aponta que o risco do bebê desenvolver meningite é três vezes maior se a mãe fumou durante a gestação
 
- Quando adultas, crianças que foram expostas ao fumo passivo podem ter maior risco de apresentar doenças cardíacas
 
- O recém-nascido pode ter o desenvolvimento pulmonar comprometido quando a mãe fuma na gravidez
 
- O mau exemplo também é apontado como um problema que o fumo dentro de casa ou perto de crianças pode causar. Elas podem minimizar as consequências do hábito
 
- Pesquisadores da USP apontaram que o peso do recém-nascido de mães fumantes era significativamente menor do que o de mães que não fumavam

Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário