Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

American Hospital Association: 8 dicas para a gestão da água em tempos escassos

Reprodução
Agora é uma boa hora para começar a implementar ações de redução de água e entender como se faz a gestão hídrica de uma instituição de saúde

Por Rodrigo Henriques

Neste novo cenário de escassez de água, o que as organizações de saúde tem feito para a gestão dos recursos naturais?
 
Embora este não seja um assunto novo no campo da Sustentabilidade na Saúde, a gestão da água muitas vezes era, e ainda é, subestimada por algumas organizações de saúde. Para um setor onde qualquer redução de custos pode fazer a diferença, a gestão dos recursos hídricos , não só se faz necessária, como pode ser uma oportunidade , de reforçar os valores da organização frente a sustentabilidade.
 
Por essa razão, o artigo deste mês traz como exemplo uma iniciativa da AHA (American Hospital Association), que desde 2010 reforça a importância da gestão da água para todos os seus associados, a partir da aplicação de oito componentes essenciais:
 
1. Mensurar - O estabelecimento de uma base de dados é o primeiro passo no acompanhamento do progresso. Uma vez que uma linha de base foi estabelecida, a organização de saúde pode continuar a medir o consumo em uma base contínua e quantificar a redução.
 
2. Definir o perfil de Consumo - Um perfil de uso de água vai ajudar a esclarecer como a água é usada nas organizações de saúde (por exemplo: sanitários, processo médico, lavanderia, etc.). A medição setorizada também ajuda a identificar oportunidades de redução, assim como, a estabelecer as melhores oportunidades de melhoria nas instalações prediais.
 
3. Obter o apoio da liderança – A criação de uma estrutura ou equipe verde com representantes de departamentos que compartilham a responsabilidade pelo planejamento do uso da água, uso e gestão. A subcomissão (por exemplo, o Conselho de Conservação da Água) pode fornecer conhecimentos e esforços de redução de água.
 
4. Definir metas / objetivos - É importante definir objetivos de curto e longo prazo para a redução de uso de água e integrá-los em um plano de gestão. 5. Desenvolver ação estratégica e planos de melhoria – É importante que a organização de saúde realize periodicamente uma auto avaliação do seu sistema de gestão de água, para que esteja alinhada com os objetivos estabelecidos. Também é importante identificar as melhores práticas do mercado para o seu contexto de atuação.
 
6. Implementar - Executar as medidas de melhoria identificadas
 
7. Monitorar, Medir e Comunicar - É importante começar a acompanhar os seus esforços de redução de água por várias razões: (1) para verificar se eles estão cumprindo o objetivo pretendido; (2) para controlar redução de custos operacionais;, (3) para monitorar o impacto ambiental e social na comunidade onde a organização de saúde opera e (4) para informar a todas as suas partes interessadas (Stakeholders) sobre o desempenho da organização frente a gestão da água.
 
8. Capacitação e Engajamento - Os usuários devem ser informados e treinados através de aprendizagem específica, (materiais educativos, que inclui cartazes, o compartilhamento de informações nos boletins de notícias.
 
Reconhecendo os esforços individuais e coletivos por meio de premiações ou outros programas de reconhecimento também oferece oportunidades para comemorar e comunicar o valioso trabalho que está sendo realizado.
 
Fonte: AHA (American Hospital Association) - http://www.sustainabilityroadmap.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário