Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como escolher os horários para tomar os medicamentos

Como Escolher Horários para Tomar os RemédiosAlgumas pessoas se perdem quando o assunto é Tomar o Medicamento na Hora Certa
 
O Farmacêutico tem especial importância quando orienta o paciente como tomar e quando tomar  os medicamentos prescritos pelos médicos. Ajuda o paciente a melhorar de sua enfermidade quando consegue sucesso na adesão ao tratamento.
 
Para que o paciente tome seus medicamentos de forma correta montamos umas tabelas com algumas sugestões de horários para tomar os medicamentos. Nestas sugestões priorizamos o período do dia que, na maioria das vezes, a pessoa estará acordada facilitando a administração do medicamento.
 
Os horários para tomar o medicamento dependem da forma de absorção e metabolização do principio ativo de cada medicamento. Baseia-se no tempo que o medicamento permanece circulando no sangue, ou no melhor momento do dia para sua ação, que se determina a frequência que deve ser tomado.
 
Evite ter que acordar de madrugada para tomar medicamentos. Uma boa noite de sono é muito importante!

Como escolher os horários para tomar os medicamentos

Medicamentos de 12 em 12 horas

3 Sugestões:

Sol - Dia
Lua - Noite
7:00 h
e
19:00 h
8:00 h
e
20:00 h
9:00 h
e
21:00 h

 

Medicamentos de 8 em 8 horas

 

2 Sugestões:

Sol - Manhã
Sol - Dia
Lua - Noite
6:00h
,
14:00h
e
22:00h
7:00h
,
15:00h
e

23:00h
 

Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente » Use o seu despertador.

 

Medicamentos de 4 em 4 horas

 

Sugestão:

Sol - Manhã
Sol - Dia
Sol - Dia
Sol - Tarde
Lua - Noite
Lua - Noite
6:00h
,
10:00h
,
14:00h
,
18:00h
,
22:00h
e
2:00h

 

Medicamentos de 06 em 06 horas

 

Sugestão:

Sol - Manhã
Sol - Dia           
 Sol - Tarde
          
Lua - Noite
                 
6:00h
12:00h  
,
18:00h
 e
  24:00h  

 
* Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente.

Siga essas orientações importantes:
 
- Alguns remédios devem ser tomados em jejum para que sejam melhor absorvidos e façam efeito.
 
- Se o remédio causa sono, deve ser tomado ao deitar, e se não houver essa possibilidade, evite fazer atividades que exijam atenção especial como dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades com muita concentração.
 
- Se durante o tratamento você apresentar alguns sinais ou sintomas como náuseas e/ou vômitos, gosto ruim na boca, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, alterações visuais ou alterações na pele como vermelhidão, placas, bolhas ou coceira podem ser sinais de alergia. Avise imediatamente seu médico para que ele avalie e decida se deve ou não suspender o tratamento ou mudar a medicação.
 
- Avise SEMPRE o seu médico sobre todos os medicamentos que você esteja tomando antes de ele prescrever outro. Os medicamentos podem interagir um com outro e isso pode trazer sérios danos à sua saúde.
 
- Mantenha seus remédios SEMPRE longe das crianças e animais.
 
- Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade, pois nesse volume, a água evita que o medicamento fique entalado ao ser deglutido. Além disso, essa quantidade faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria é realmente absorvida.
 
- O uso do leite ou suco de frutas não é recomendável, pois contém proteínas em sua composição. Essas proteínas podem se combinar com as moléculas do remédio e dificultar sua absorção; podem competir com o princípio ativo na absorção e acabar por dificultar e/ou atrasar a absorção. O leite ainda pode alcalinizar o estômago (diminuir sua acidez) e impedir a absorção de princípios ativos que dependem dessa acidez.
 
- Nunca misture medicamentos com o Álcool
 
- Lembre-se, o uso de medicamentos é parte de um tratamento, que deve ser iniciado após o diagnóstico ser feito. O diagnóstico depende de uma anamnese completa e exame físico adequado. Por isso, somente médicos e dentistas em casos específicos têm condições de prescrever corretamente uma medicação. Parentes, amigos e vizinhos, se não forem médicos, não estão habilitados a orientar o uso de remédios.

Farmacêutico Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário